segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Incaper organiza concurso leiteiro na 18º Exposição Agropecuária de Conceição do Castelo e 21ª Festa do Sanfoneiro





Incaper

Tem início nesta quarta-feira (29) e vai até domingo (02) a 18ª Exposição Agropecuária e a 21ª Festa do Sanfoneiro, em Conceição do Castelo. O tradicional evento do município reunirá atrações como concurso de sanfoneiro, de marcha, rodeio e concurso leiteiro - organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Cerca de 22 produtores rurais de Conceição do Castelo estão inscritos no concurso leiteiro, que contará com 35 animais. A primeira ordenha oficial ocorrerá na quinta-feira (30) e o resultado final sair no sábado (01). Há quatro categorias de premiação: de 25 kg, 30 kg, 35 kg e 40 kg.

De acordo com o extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Conceição do Castelo, Adilar Viana, o objetivo do concurso é demonstrar a qualidade dos animais que os pecuaristas possuem no curral, a qual tem sido estimulada pelo trabalho do Incaper.

“Temos realizado dias de campo, cursos de manejo de pastagem, incentivo a financiamentos de ordenhadeiras mecânicas e aquisição de animais com o intuito de melhorar a qualidade da produção leiteira no município”, explicou Adilar. Atualmente, há 95 produtores de leite que enviam cerca 280 mil litros por mês a cooperativas regionais.

Na programação da festa, está prevista, além do concurso leiteiro e de marcha, a final do Festival de Música Escolar, do qual participam alunos da rede pública do município; o desfile da Rainha do Sanfoneiro; rodeio profissional e Encontro de Jeepeiros. A programação completa pode ser vista em http://festadosanfoneiro.blogspot.com.br/

Festa do Sanfoneiro resgata tradição cultural do município

De acordo com a Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, a Festa do Sanfoneiro foi idealizada por um grupo de jovens do município, em 1988, com o objetivo de resgatar a cultura local das comunidades. A sanfona foi escolhida como o instrumento tradicional que alegrava os bailes das famílias e, por isso, optou-se pela realização de um concurso entre tocadores locais.

Após a 3ª edição da Festa do Sanfoneiro, decidiu-se integrar à festividade atividades relacionadas à agropecuária. A iniciativa estimulou a mobilização de produtores e criadores de animais de raça da região e foram incorporados à programação o concurso leiteiro, concurso de marcha, exposição agropecuária, shows musicais e rodeio profissional. Desde então, a Exposição Agropecuária e a Festa do Sanfoneiro ocorrem no mesmo período e são a principal festa do município de Conceição do Castelo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário