segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seminário de Agroecologia em Nova Venécia conta com participação do Incaper


Assessoria de Comunicação Incaper

Entre os dias 22 e 25 de agosto, foi realizado o Seminário de Agroecologia no município de Nova Venécia. Com o tema “Agroecologia e Campesinato: acreditando na força que brota da terra”, cerca de 50 agricultores puderam discutir temas relacionados à agricultura e sustentabilidade. A atividade foi organizada pelo Conselho de Agroecologia da Forania Capixaba, da Diocese de São Mateus, e contou com a participação de pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No seminário, foi realizada também uma oficina de culinária e técnicas de conservação de alimentos ministrada pelas economistas domésticas do Incaper Jozyellen Nunes da Costa e Fernanda Casagrande Macedo. A atividade teve o objetivo de mostrar aos agricultores algumas técnicas de preparo de alimentos com o menor consumo de sódio e gordura, bem como a combinação de vitaminas e sais minerais para aumentar a absorção pelo organismo.

Segundo as economistas domésticas, a oficina está de acordo com os princípios do seminário, pois proporciona aos agricultores a oportunidade de melhorar os hábitos alimentares. “O espaço contribuiu também para estimular a diversificação na produção de alimentos, o que pode melhorar a renda familiar. Pudemos perceber a empolgação dos participantes em incluir essas técnicas no seu dia a dia”, disseram Jozyellen Nunes da Costa e Fernanda Casagrande Macedo.

Os participantes da atividade também reconheceram a importância da iniciativa. “Percebemos, por meio das oficinas, que coisas simples podem nos trazer grandes benefícios. Podemos utilizar produtos que fazem parte do nosso dia a dia e ainda agregar valor a eles. Vou colocar tudo em prática”, relatou o agricultor e membro do Conselho de Agroecologia, Adenilson Rodrigues da Silva.

Os organizadores do evento afirmaram que os objetivos do seminário foram direcionados pelos princípios da geração de oportunidades para os agricultores familiares da região e para as famílias que estão preocupadas com a sustentabilidade do planeta, mas que necessitam de renda para sua subsistência dentro do sistema de agricultura orgânica.

Para atingir esses objetivos, o Conselho de Agroecologia apontou o Incaper como um parceiro de referência. “O Instituto vem desenvolvendo, ao longo de décadas, tecnologias eficientes para uma agricultura sustentável. Agradeço o trabalho de todos do Incaper que contribuíram com o evento” disse um dos membros do Conselho da Agroecologia da Forania Capixaba, Solivan Altoé.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário