segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Num documentário, a possível pós-Educação


Filme que propõe novas formas de compartilhar conhecimentos será lançado mundialmente na próxima semana. Outras Palavras fará projeção e debate terça-feira, em São Paulo
Outras Palavras, em parceria com o UniSER – Espaço para o desenvolvimento do Ser Integral, vai exibir na próxima terça-feira o documentário “Educação Proibida”, seguido de roda de conversa. O documentário, que será apenas a porta de entrada para o diálogo, problematiza o sistema de educação atual e inicia o debate para a construção de outro modelo, ou vários, através de mais de 90 entrevistas com educadores e outros especialistas.
A conversa terá enfoque na construção dessa pós-educação, e contará com a participação de M. Cristina Belfort e Patricia Aguirre, do UniSER; Salomão Ximenes, da Ação Educativa; e diversos outros interessados e ativistas de movimentos como a Educação Ativa, a Desescolarização e a Educação Domiciliar.
E como seria essa pós-educação? Uma educação traçada pela próprio educando, que escolhe o quê, onde e como aprender; que valoriza as emoções, o desenvolvimento integral do ser – que, por viver, está constantemente inacabado. Ela é um simples, mas importante, processo de abertura, de criar um ambiente diverso em possibilidades; onde, como já disse o mestre Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”. De forma autônoma, então, o indivíduo descobre sua vontade e potencial, que é único, aprende através da experiência, e desperta sua criatividade para abrir espaço e atuar na sociedade.
A produção do longa foi parte de uma iniciativa totalmente independente, conduzida por um grupo de jovens latino-americanos preocupados com o futuro da educação, e contou com a contribuição financeira de centenas de coprodutores de todo o mundo. No site oficial do projeto, o filme está disponível para visualização gratuita a partir da próxima semana.
A exibição começa às 19h30, mas desde às 18h haverá lanches vegetarianos, pipoca, cerveja e outras bebidas a preços populares. Confirme sua presença no facebook.
Leia mais:
  1. Noam Chomsky pergunta: educação para quê?
  2. Internet e Revoluções: Mudar o Mundo num Click?
  3. Renda Básica: assistência ou pós-capitalismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário