terça-feira, 7 de agosto de 2012

Peru destina linha de crédito para renovar lavouras cafeeiras



O Fundo Agroperu do Ministério da Agricultura conta com uma linha de financiamento de 36 milhões de sóis novos (13,7 milhões de dólares) para atender a cadeia do café, com objetivo de renovar as lavouras do país, informou o vice-ministro da Agricultura, Juan Rheineck. Ele indicou que essa linha se dá através do Agrobanco (Banco Agropecuário).
 
Paralelamente, o Ministério atende a cadeia de café com o Agroideas (Programa de Compensação para a Competitividade), que permite financiar, desde 2011, 36 planos de negócios relacionados com o café, por um valor de 23 milhões de sóis (8,76 milhões de dólares), em benefício das regiões de Junín, Cajamarca, Amazonas, San Martín, Cusco e Pasco. "O Ministério também apóia o setor e espera a participação dos produtores de café nas principais feiras internacionais, que têm reconhecido, em diversas ocasiões, a qualidade do grão peruano", expressou.
 
Ele indicou que a produção de café é um dos setores de maior impulso de desenvolvimento econômico e social no Peru, devido ao fato de ser produzido em 338 distritos rurais localizados em 68 províncias de 12 regiões do país envolvendo 2 milhões de peruanos e ao redor de 165 mil famílias produtoras de café. As terras dedicadas ao cultivo do grão alcançam 400 mil hectares. O dirigente ressaltou que o Peru é o primeiro produtor mundial de café orgânico devido à sua qualidade e sabor, sendo os principais mercados os Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, entre outros países.
 
Além disso, sustentou a necessidade de seguir promovendo o café peruano através de alianças com os diferentes atores da cadeia, o governo nacional, governos regionais e locais, com o propósito de melhorar a produtividade e a competitividade do café que lidera as exportações agropecuárias no país. Estima-se obter, ao final do presente ano, uma produção local de 3,65 milhões de quintais (2,80 milhões de sacas) de café para atender a demanda do mercado externo e interno.
 
O vice-ministro participou da inauguração do evento "Elaboração do marco estratégico para o setor cafeeiro peruano", que conta coma participação de produtores e especialistas de café locais e de países como Guatemala, Honduras e Brasil. O evento busca a troca de experiências e fomentar o desenvolvimento desse setor produtivo, contando com a organização da Junta Nacional do Café, Câmara Peruana do Café e Cacau, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, entre outras entidades.
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário