terça-feira, 7 de agosto de 2012

Porto Rico passa a contar com laboratório tecnológico de café



As 58 torrefadores existentes em Porto Rico contam, há uma semana, com um laboratório de prova de café, que dará a essas empresas acesso a meios científicos para constatar a qualidade do grão. O secretário de Agricultura porto-riquenho, Neftaí Soto, indicou que o laboratório, localizada no bairro de Yahuecas, em Adjuntas, foi possível graças a um investimento de mais de 620 mil dólares com a Adea (Administração de Empresas Agropecuárias).
 
Para os produtores que queiram comercializar suas marcas de café, seja no mercado de Porto Rico ou internacionalmente, o laboratório terá disponível o serviço de provadores, os "quality graders". Segundo Soto, 15 pessoas já realizaram cursos de provas oferecidos pela SCAA (Specialty Coffee American Association), nos Estados Unidos, convertendo-se em "quality graders" certificados. Esses profissionais estão disponíveis para ajudar os cafeicultores que estão trabalhando em sua própria marca.
 
O servidor da pasta da Agricultura sustentou que, antes da inauguração do laboratório, os cafeicultores não tinham forma de estabelecer, de forma científica, a qualidade de seu café, além de avaliar o sabor do produto. "Agora tomou um método científico para conhecer a qualidade", afirmou Soto. Mediante o novo laboratório, os cafeicultores, beneficiadores e torrefadores de café poderão realizar provas e análise de umidade, rendimento, diferentes sabores e moagens e prova de grãos. O laboratório está localizado no centro de compra e venda de café no Bairro Yahuecas. O secretário adicionou que o serviço será gratuito para os produtores, que apenas têm de levar amostras de seus cafés ao laboratório, onde será torrado e avaliado segundo as regras específicas de análise.
 
Soto especificou que há 58 torrefadores em Porto Rico que atuam com cafés de qualidade e gourmet. Indicou que são basicamente pequenos produtores, já que apenas um torrefador, a Puerto Rico Coffee Roaster, ocupa 90% da produção. O secretário disse que tem havido um ressurgimento do setor cafeeiro no país, com várias marcas de cafés na área premium. Por fim, ele indicou que o novo laboratório possui áreas para mostra de café, analisadores volumétricos, torrefadores manuais e eletrônicos, moinhos, forno de calibração, entre outros instrumentos.
 
CNC Café

Um comentário:

  1. How to make Puerto Rican coffee
    Ingredients:

    1 / 2 cup water
    2 tablespoons coffee
    2 ounces boiled milk
    1 tablespoon sugar (or to taste)

    procedure:

    1. Mix the coffee with water and boil 2 minutes.
    2. Strain the coffee in coffee sock.
    3. In a cup, combine brewed coffee with milk.
    4. Add sugar to taste.

    PuertoRicoCoffeeShop.com
    Choose from our selection of true and delicious coffee from Puerto Rico

    ResponderExcluir