segunda-feira, 27 de julho de 2015

Colóquio no Líbano compara América Latina e Oriente Médio


Encontro na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek) abordará a desigualdade e a democracia nas duas regiões. Ele acontece nos dias 01 e 02 de outubro no Líbano e reunirá especialistas no tema.


São Paulo – Nos dias 01 e 02 de outubro, a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), no Líbano, promove o 3º Colóquio Internacional: Desigualdade e Democracia na América Latina e no Oriente Médio. O evento tem por objetivo comparar os temas nas duas regiões e promover contatos entre os estudiosos destes assuntos nos países que as compõem.

“Na parte social, existe um grande nível de diferença entre ricos e pobres. Não existe classe média no Oriente Médio”, aponta Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal), da Usek. O evento também irá abordar questões políticas das duas regiões. “Na América Latina, houve ditaduras, mas em alguns países ainda hoje não existe uma democracia total”, destaca o professor.

“No Oriente Médio, grande parte [dos regimes] é de ditaduras. A Primavera Árabe, que começou na Tunísia, não teve muitos resultados em outros países. Funcionou na Tunísia, mas na Síria e na Líbia não teve resultados. A democracia no Oriente Médio é um assunto difícil de resolver”, avalia Khatlab.

O evento contará com dez especialistas do Brasil, Peru, Venezuela, México, Chile, Líbano e Egito. Os representantes do Brasil serão os professores Alberto Moreira e Valmor da Silva, ambos do Departamento de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

“O objetivo é a troca de experiências entre as duas regiões e que elas tenham um maior contato. A partir daí, se cria um grupo para continuar os estudos e formular propostas aos governos”, diz Khatlab.

O evento é aberto ao público em geral. Segundo o diretor do Cecal, os encontros anteriores tiveram a participação de alunos e professores da universidade e também de políticos.

Serviço
3º Colóquio Internacional: Desigualdade e Democracia na América Latina e no Oriente Médio
Dias 01 de outubro, às 17h, e 02 de outubro, às 13h
Local: Universidade Saint-Esprit de Kaslik, Jounieh, Líbano. O evento acontece no Conference Hall.
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário