sexta-feira, 31 de julho de 2015

Festival de danças Folclóricas



Publicado dia 31/07/2015
O hibridismo de danças regionais e aquelas que foram introduzidas de outras culturas, como a quadrilha, é muito comum na comunidade de São Francisco do Carapanari, no assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, município de Santarém (PA). Esta peculiaridade motivou a comunidade a se mobilizar e realizar um festival cultural e gastronômico, que, neste ano, ocorrerá nos dias 1 e 2 de agosto.
O festival, que está em sua segunda edição, tem como objetivo atrair visitantes para a divulgação dos trabalhos realizados na comunidade, principalmente a dança. A quadrilha Explode o Coração é um grupo formado por jovens da comunidade que incentivam a vida no campo e agricultura familiar por meio da dança. A produção de plantas medicinais e ornamentais, farinha, tapioca e outros derivados da mandioca também são atrativos do evento.
O peixe cascudo, com grande sabor tapajônico, mais popularmente conhecido como acari ou acari-bodó, será uma das alternativas na culinária do festival.
O Festival de Danças Folclóricas iniciou-se em 2013 e teve inspiração em outros festivais das comunidades do PAE Eixo Forte. Ele faz parte de um calendário cultural de 12 festivais dentro do assentamento.
Como chegar
O acesso à comunidade São Francisco do Carapanari se dá por dois caminhos. Pela rodovia Engenheiro Fernando Guilhon, ramal do Pajuçara, a treze e meio quilômetros do centro de Santarém, ou pela rodovia Everaldo de Sousa Martins, entrando no ramal do Irurama, a nove quilômetros do centro da cidade.
A linha de ônibus coletivo Cucurunã é uma opção para quem deseja conhecer o festival. No sábado, o ônibus estará disponível somente pela parte da manhã com a última rota às 10h55. Já no domingo, estará disponível o dia todo, até as 19h30, saindo da comunidade sentindo Centro.  

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário