segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brasileiros recebem livros didáticos no exterior


Obras foram doadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a comunidades brasileiras que vivem em outros países, inclusive árabes. Remessa enviada no primeiro semestre é do Ensino Médio.


Divulgação
Livros já foram entregues pelo MEC
São Paulo – Comunidades brasileiras do exterior receberam neste ano e ainda vão receber doações de livros didáticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação. Os países árabes Líbano, Marrocos e Jordânia estão entre os países destinatários material.

As obras são voltadas para o Ensino Médio, segundo a coordenadora substituta de Apoio às Redes de Ensino do Fundo, Camila de Oliveira Santos. Comunidades interessadas em ter livros voltados ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental podem ser candidatar a recebê-los em 2016, se houver disponibilidade.
A iniciativa é levada adiante em conjunto com o Itamaraty. De acordo com informações da assessoria de imprensa do gabinete da pasta, as doações são feitas em parceria com o FNDE desde 2011 e desta remessa de 2015 já foram enviados 200 exemplares. "Tais publicações têm por objetivo atender eventuais demandas das comunidades brasileiras no exterior, com o objetivo de manter vivo o interesse dos jovens e adultos brasileiros residentes no exterior na leitura e estudo de obras nacionais", afirmou o Itamaraty à ANBA.  
Os livros que vão às comunidades no exterior são os não utilizados pela rede pública de ensino brasileira. O Ministério de Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, envia livros didáticos do Ensino Fundamental para escolas municipais e estaduais que aderem ao projeto.

Como as publicações são providenciadas seis meses antes, quando o FNDE as compra, o fundo conta apenas com uma previsão do número de alunos com base no senso do ano anterior e por isso precisa fazer uma reserva técnica. Quando ela não é toda usada, os livros podem ser doados. As obras didáticas são compradas para cada triênio, para uso nos três anos seguintes. Quando chega o final deste período e elas não foram solicitadas, podem ser doadas para comunidades brasileiras no exterior ou outras iniciativas que tenham como fim atender os alunos e que sejam devidamente descartadas após o uso.

Camila afirma que comunidades brasileiras no exterior interessadas em receber livros didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental podem se candidatar junto ao FNDE, já que o triênio das obras atualmente em uso nesta fase do ensino vence ao final de 2015. Assim, se houver sobra na reserva técnica, elas poderão recebê-los.

Na doação internacional atual serão enviados 327.281 livros. Em Beirute, capital libanesa, os livros já estão disponíveis para uso da comunidade brasileira no Centro Cultural Brasil-Líbano, segundo informações divulgadas pela Embaixada do Brasil no Líbano em seu perfil no Facebook. No total, mais de 50 países vão receber, entre eles estão Japão, Bolívia, Irlanda, Peru, Bélgica, Eslovênia, Tailândia, Noruega, Croácia, Argentina, Suíça, Inglaterra, Cabo Verde e Chipre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário