quinta-feira, 30 de julho de 2015

MDA seleciona empreendimentos para Feira Indígena


 0  0 
 
 
quinta-feira, 30 Julho, 2015 - 14:30
Foto: Albino Oliveira/MDA
Agricultores familiares indígenas de diversas partes do Brasil estarão muito bem representados entre os dias 24 e 31 de outubro, em Palmas (TO). Tudo isso porque o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concluiu a seleção e escolheu 15 empreendimentos, individuais e coletivos, para levar à II Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena. Serão contempladas quatro regiões brasileiras – Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
A Feira vai promover e estimular a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas – conceito também chamado de etnodesenvolvimento –, o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis, além de valorizar o conhecimento tradicional, agregando valor à diversidade da produção indígena brasileira.
Os empreendimentos selecionados terão à disposição 800 m2 para expor e comercializar seus produtos. Nesta edição, os agricultores levarão guaraná em pó, castanha do Brasil, tapioca, farinha, peixe seco, mel, chocolate orgânico, licores, além de macarrão e farinha feitos de castanha do Brasil.
Para o coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, essa é uma oportunidade para que esses povos possam apresentar seus produtos aos visitantes da Feira e melhorar a renda da família. “Toda a produção indígena, oriunda tanto da agricultura quanto do extrativismo, poderá ser exposta e comercializada na Feira. Isso se insere dentro do processo de inclusão produtiva indígena, em uma perspectiva de consolidação da soberania e segurança alimentar e nutricional desses povos”, afirma.
A Feira será realizada durante a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorre entre os dias 20 de outubro e 1º de novembro, com a participação de cerca de 30 países. A Feira é uma parceria entre o MDA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 
Já os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados pelo Comitê Intertribal Memória Ciência Indígena (ITC), com apoio do Ministério do Esporte.                            
Selecionados
Os empreendimentos coletivos e de agricultores familiares individuais indígenas selecionados são: Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM/ AM); Associação dos Artesãos Indígenas da Comunidade do Areal (AAICA/ AM); Francisco Jacinto de Almeida (AM); Lídia Cristina dos Santos Silva (Comunidade Indígena Cobra/RR); Associação dos Produtores Indígenas Tabalascada (APIT/RR); Cooperativa Kayapó de Produtos da Floresta (COOBA-Y/PA); Associação dos Povos Indígenas da Serra da Moça (APISM/ RR); Adriano Bonfim Santos (BA); Evanildo Ferreira Ribeiro (Grupo Indígena Dzubucuá/AL); Associação Comunitária Indígena Kiriri Santo André da Marcação (BA); Associação Paraibana dos Produtores de Mel da Baía Traição (Paraibamel/ PB); Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Amanhecer (Coopavam/ MT); Associação Indígena Rikbaktsa (ASIRIK/ MT); Wayukumã Kalapalo (MT), e Zico Ribeiro (RS).
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mda-seleciona-empreendimentos-para-feira-ind%C3%ADgena#sthash.A96dY2bf.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário