quarta-feira, 29 de julho de 2015

Boas compras em José de Freitas (PI)


 0  0 
 
 
quarta-feira, 29 Julho, 2015 - 18:15
Foto: Rony Sousa
Nada melhor que levar frutas e verduras fresquinhas para casa, tomar um caldo de cana-de-açúcar gelado e prestigiar o artesanato local. Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, moradores do município piauiense de José de Freitas, na Região Metropolitana de Teresina (PI) poderão conferir as atrações deste ano da tradicional Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, reúne mais de 500 produtores familiares e assentados da reforma agrária. 
Quem visitar o espaço vai poder adquirir produtos mais saborosos e saudáveis sem ter que pagar mais caro por isso. São frutas, hortaliças, ovos caipiras e artigos de economia familiar como pães, doces e geleias – todos vindos direto do campo. Os preços também são atrativos, porque sem a participação de intermediadores, que levam os produtos até às feiras da cidade, os expositores podem comercializar os itens até pela metade do preço fixado em outros mercados.
É justamente essa a estratégia adotada pela agricultora familiar Alaíde Oliveira. Ela e a mãe aproveitaram a oportunidade para vender, a preços acessíveis, compotas e doces feitos com produtos típicos da região, como o caju e a manga. “A feira é uma oportunidade muito boa para gente, porque além de vendermos nossa produção, a gente faz contato e aprende a lidar com o cliente”, comemora.
Maria da Cruz, presidente do sindicato que organiza o evento, conta que entre os produtos mais comercializados na feira estão milho, feijão, arroz, melancia, abóbora e farinha de mandioca — a agricultura familiar do Piauí é responsável por 95% da produção de macaxeira no País.  “A feira também vai ter artesanato local e exposição de animais que faz o maior sucesso com as crianças,” diz a organizadora.
A expectativa é que mais de cinco mil pessoas passem pelo local.

Serviço
Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Data: 31 de julho e 1º de agosto (sexta e sábado)
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Endereço: Rua José de Sampaio, 660, José de Freitas (PI)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/boas-compras-em-jos%C3%A9-de-freitas-pi#sthash.tFMjo8qE.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário