quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sistema de tratamento de água de chuva é apresentado a comunidade do sertão baiano


Sistema de tratamento de água de chuva é apresentado a comunidade do sertão baiano
Mais uma palestra sobre novos dispositivos de segurança utilizados em cisternas para o armazenamento e tratamento de água de chuva foi ministrada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no norte da Bahia. O objetivo foi divulgar uma ação que está sendo realizada pela Companhia em parceria com a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que visa assegurar a qualidade da água utilizada no processamento de alimentos produzidos pela entidade em suas minifábricas.
Um dos responsáveis pela administração e manutenção da minifábrica da Coopercuc, em Serra Grande, no município de Curaçá (BA), o técnico agrícola José Edmilson Alves dos Santos considerou a palestra como de extrema importância no processo de instalação dos dispositivos. Para ele, foi um momento no qual a comunidade pode participar e ficar ciente das ações que estão sendo realizadas no que diz respeito à qualidade na produção.
“A palestra foi interessante porque mostrou para as pessoas a importância de se ter uma água de qualidade e a viabilidade na aquisição dos equipamentos. A gente tem dificuldade de ter água tratada de acordo com o que exige a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse mecanismo vai proporcionar essa qualidade, gerando mais renda para os nossos associados”, comemorou José Edmilson.
A palestra foi ministrada pelo analista de Desenvolvimento Regional, da 6ª Gerência Regional de Revitalização da Codevasf, Joselito Menezes de Souza. Ele reforçou o fato de que o projeto-piloto instalado na minifábrica responde a uma expectativa da cooperativa a fim de atender exigências dos órgãos de fiscalização sanitária.
“O projeto tem como premissas baixo custo de instalação e manutenção, além de facilidade na sua operação, podendo ser manuseado pelos próprios associados, garantindo assim água tratada dentro dos padrões exigidos pela legislação. Desta forma, assegura-se o disposto nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, além de valorizar a agroindústria de base familiar no semiárido brasileiro”, destacou Menezes.
Localizada na comunidade de Serra Grande, no município de Curaçá, a minifábrica é a primeira, de um total de 20 pertencentes à Coopercuc, a receber a consultoria da Codevasf na operação dos dispositivos de proteção sanitária. O próximo passo agora é avaliar os resultados alcançados, já pensando nas próximas instalações.
Veja fotografia no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157654189781443
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário