segunda-feira, 27 de julho de 2015

Motivos de sobra para comemorar


 0  0 
 
 
segunda-feira, 27 Julho, 2015 - 11:45
Soraya Brandão/SRA
Secretário da SRA, Adhemar Almeida, fala aos agricultores sobre as políticas públicas do MDA, no município de Pinheiros (ES)
Os camponeses capixabas têm motivos para comemorar o Dia do Agricultor Familiar, ocorrido neste sábado (25). Aproximadamente 300 agricultores do norte do Espirito Santo foram até a cidade de Pinheiros (ES) para conhecer melhor as principais políticas de acesso à terra, de custeio, para a juventude, de investimentos e de comercialização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As políticas do MDA garantem desenvolvimento, sustentabilidade e cidadania os trabalhadores do campo. 
Um exemplo disso é o casal Ildete e João Nascimento, agricultores familiares há 70 anos. Se antes as dificuldades se multiplicavam pela precariedade no acesso à assistência técnica pública, pelos serviços de baixa qualidade e falta de financiamentos, juros altos, etc., o presente se apresenta de outra forma e o futuro é visto com ainda mais esperança. “Agora temos assistência técnica para ajudar a plantar, financiamentos, a luz chegou e acabamos de ser contemplados pelo Minha Casa Minha Vida Rural. Como já estamos velhos, nossos filhos ajudam na lida e nem pensam em deixar o campo. Com essas mudanças ganhamos mais sossego e dignidade”, declarou Ildete.
Valdirene Alves Santana, agricultora ligada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espirito Santo (Fetaes), recordou da vida de trabalhadora rural e destacou as conquistas com as políticas públicas do governo federal. “Meu pai adquiriu terra pelo Crédito Fundiário. Temos terra, casa, carro e uma renda digna. Somos, hoje, reconhecidamente, agricultores familiares prósperos, e isso não tem preço”, completou Valdirene. 
O secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) Adhemar Almeida, destacou a impórtância dos agricultores e agricultoras familiares de todo o país. “Os homens e mulheres do campo garantem com seus trabalhos a soberania alimentar do país, com sustentabilidade ambiental”, destacou.
Comemoração
O evento em homenagem aos agricultores familiares foi promovido pela Associação dos Trabalhadores Rurais Nova Esperança de Pinheiros e Região (Atrunes). Os agricultores foram recebidos com café da manhã. Além dos agricultores familiares participaram autoridades, cooperativados, lideranças municipais e representantes dos trabalhadores. Ao final, foi servido um almoço seguido de atividades culturais.
Soraya Brandão (SRA/MDA)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/motivos-de-sobra-para-comemorar#sthash.vRNjYnU8.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário