quinta-feira, 30 de julho de 2015

Codevasf e representantes de Angola discutem cooperação na área de pesca e aquicultura


Codevasf e representantes de Angola discutem cooperação na área de pesca e aquicultura
A cooperação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Instituto de Pesca Artesanal de Angola foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (28) entre diretores das duas instituições, em Brasília. O acordo de cooperação atualmente em vigor, assinado em 2014, tem o objetivo de promover a capacitação de técnicos angolanos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura mantidos pela Codevasf.
Esse acordo dá continuidade a uma parceria firmada em 2012, no âmbito da qual dez técnicos de Angola foram treinados durante seis meses em propagação artificial e criação de peixes, conservação ambiental e limnologia, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis (SE).
De acordo com o diretor-geral do Instituto da Pesca Artesanal de Angola, Nkossy Luyeye, aqueles técnicos atualmente trabalham para o governo e oferecem assistência técnica em quatro das 18 províncias angolanas. “Todo o conhecimento e toda a experiência que eles adquiriram com os profissionais da Codevasf têm sido repassados a outras pessoas em Angola. Com a reunião de hoje estamos buscando retomar essa cooperação com a Codevasf”, explica.
Na encontro desta terça, Nkossy Luyeye e o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta, discutiram a possibilidade de que uma nova turma de técnicos angolanos seja recebida pela Companhia ainda neste ano em algum de seus centros de recursos pesqueiros e aquicultura. “O objetivo é intensificar essa cooperação e multiplicar conhecimento. Houve um intercâmbio muito produtivo entre técnicos de pesca de Angola e da Codevasf”, afirma Motta.
Além de Nkossy Luyeye e Eduardo Motta, participaram da reunião desta terça-feira na sede da Codevasf o diretor nacional da aquicultura de Angola, António José da Silva, o diretor do Gabinete de Intercâmbio daquele país, Dielobaka Ndombele, e técnicos da Codevasf.

Recursos Pesqueiros e Aquicultura
A Codevasf opera sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura: dois em Minas Gerais (Três Marias e Gorutuba) e na Bahia (Ceraíma e Xique-Xique), e um nos estados de Pernambuco (Bebedouro), Sergipe (Betume) e Alagoas (Itiúba). A empresa também trabalha na implantação de um Centro de Referência em Pesca e Aquicultura em Parnaíba, no Piauí.
Os centros foram concebidos para servir de base para ações de pesquisa e produção de tecnologia em reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes nativas, pesquisa e monitoramento da qualidade da água da bacia do São Francisco, produção de alevinos para o repovoamento de mananciais, fiscalização, educação ambiental, capacitação e gestão de recursos pesqueiros.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://flickr.com/codevasf
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário