quinta-feira, 30 de julho de 2015

Represas públicas no Médio São Francisco baiano receberam 77 mil alevinos neste mês de julho

Represas públicas no Médio São Francisco baiano receberam 77 mil alevinos neste mês de julho
Associações de pescadores dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Candiba, Ibotirama e Riacho de Santana receberam 77 mil alevinos neste mês para repovoar represas públicas do Médio São Francisco baiano. A ação é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a Bahia Pesca, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do estado.
“Os peixamentos realizados atualmente possuem uma importância muito grande devido à situação em que se encontram rios, açudes, represas, barragens, lagoas e aguadas. No oeste da Bahia, o repovoamento destes locais vêm sendo desenvolvido por meio da parceria entre a Bahia Pesca e a Codevasf, que existe desde 2004”, diz Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.
Dos 77 mil alevinos distribuídos, 20 mil foram destinados a associações localizadas em Mossorongo e Canto do Umbuzeiro, em Bom Jesus da Lapa. A mesma quantidade foi destinada a associações de Ibotirama e Riacho de Santana, enquanto Candiba recebeu 37 mil. Os peixes – produzidos e cedidos pela Bahia Pesca – foram introduzidos em represas públicas.
“Considerando os aspectos sociais e econômicos, pode-se dizer que esta atividade se torna cada vez mais importante à medida que aumenta a demanda de proteína animal e ocorre a geração de renda com novas oportunidades econômicas em populações carentes da região. Já há uma conscientização dos pescadores para não pegar o peixe pequeno, com uma malha de tamanho reduzido. Deve-se deixar o peixe crescer e se reproduzir”, explica Isabel Denis.
Em 2015, 247 mil peixes foram introduzidos em represas públicas de diversos municípios do Médio São Francisco baiano. Além dos alevinos distribuídos em julho, o município de Igaporã recebeu 50 mil alevinos em fevereiro, enquanto o município de Caetité recebeu 120 mil alevinos em abril.
Desde 2014, a Codevasf introduziu 409 mil alevinos na região, em parceria com a Bahia Pesca. Em 2014, os municípios beneficiados foram Macaúbas (132 mil alevinos), Riacho de Santana (29 mil alevinos) e Sítio do Mato (mil alevinos).

Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157650338669038
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário