quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sucesso do Mais Médicos e do Bolsa Família resulta de amplo processo de discussão social

Posted: 28 Jul 2015 02:53 PM PDT
Dilma DialogaDilma:”Todos os programas do governo receberam sugestões de pessoas como vocês que, nas conferências, aprovaram uma série de propostas””Foto: Ichiro Guerra/PR
O sucesso dos programas sociais do governo brasileiro, como o Mais Médicos, não nasceu por mágica. Resulta de um diálogo constante com a sociedade, da escuta atenta das demandas da população, afirmou a presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (28), ao lançar a plataforma Dialoga Brasil, em cerimônia realizada com várias entidades sociais no Teatro Plínio Marcos da Fundação Nacional de Artes (Funarte) de Brasília.
O Dialoga Brasil apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros e brasileiras. Para a presidenta Dilma, essa resposta é fundamental para a formatação e o aprimoramento de programas.
“Eu dou o exemplo do Mais Médicos. Ele começa basicamente porque havia uma grande reclamação no nosso País a respeito da assistência básica à saúde. Nós sabíamos que o Brasil estava tendo um problema [nessa área], não só nas pequenas cidades, mas nas capitais, nas regiões metropolitanas, na parte em que a população do País vive a exclusão”, comentou.
Dilma Rousseff lembrou que o Brasil tinha, antes do programa, uma das menores taxas do mundo de médicos por habitante e o governo percebeu que não haveria condição de formar médicos e atender a população, “porque a prevenção da doença era algo necessário ontem”.
A partir daí, o governo passou a estudar o assunto. “Nós escutamos muitas pessoas dizendo, vamos combinar, vamos abrir a oportunidade para trazer médicos estrangeiros e juntá-los com médicos brasileiros, para começar esse imenso esforço que era garantir atenção básica de saúde”. A proposta passou inclusive por um processo de discussão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil se aproxima da Inglaterra, na relação médico x habitantes. O programa é um sucesso e está sendo considerado modelo por diversos países, que pretendem implantar iniciativas semelhantes.
O mesmo processo social de discussão ocorreu com o Bolsa Família e com os outros programas do governo “Em todos os projetos mais importantes do governo, o ‘Crack é preciso vencer’, ‘Viver sem Limites’, que é para pessoas com deficiência, tivemos sugestões vindas do conjunto da população, de lideranças, de parlamentares, de pessoas do movimento social, de pessoas como vocês que, nas conferências aprovaram uma série de propostas”, falou a presidenta aos participantes do lançamento do Dialoga, convidando a todos a participarem das discussões na nova plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário