quinta-feira, 30 de julho de 2015

Cultura e produção em Quixeramobim


 2  0 
 
 
quinta-feira, 30 Julho, 2015 - 11:15
Paulo Henrique/MDA
Ministro anunciou visitas mensais a territórios de cidadania no país
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, se reuniu nesta quarta-feira (29) com integrantes do Colegiado Territorial e conselheiros de Desenvolvimento Territorial Sertão Central, no município de Quixeramobim, no Ceará.  A atividade faz parte da agenda do ministro no estado, que começou ontem pela manhã e termina nesta sexta-feira.
No encontro, Patrus disse que, a partir de agora, haverá uma agenda mensal de visitas aos Territórios de Cidadania. "Isso é bom, porque ouvimos as pessoas", afirmou. O roteiro vai começar pelos Povos e Comunidades Tradicionais. "Na nossa próxima viagem, vamos dar preferência para territórios quilombolas", adiantou.
O Território da Cidadania Sertão Central foi criado em 2003. Formado por 12 municípios  -Bababuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole –ocupa uma área de 15 mil quilômetros quadrados.
Sertão Central possui 44 assentamentos e mais de 32 mil estabelecimentos da agricultura familiar. Só no município de Quixeramobim mais de 80 mil hectares já foram desapropriados e entregues à reforma agrária.
Para o representante do Colegiado Territorial Sertão Central, Paulo Moreira, a população do sertão cearense está esperançosa com a atual gestão no MDA pela prioridade que está dando para o território.
Durante o evento, o ministro assinou três escrituras para beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Ao todo, serão entregues 52 escrituras, que, no total, somam mais de R$ 2 milhões.
Após a reunião, à noite, Patrus foi conhecer o Memorial Antônio Conselheiro. No local, assistiu a uma apresentação da Quadrilha Sol do Meu Sertão, (foto) realizada pelo Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura (ISMSAC).
Agenda no estado
Nesta quinta-feira, o ministro prossegue com sua agenda na região visitando a Feira Territorial da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que comercializa produtos dos municípios do Território. Ainda pela manhã vai a Fazenda Nova Canaã.
À tarde, conhece o Projeto Pingo d´Água, no distrito de São Miguel, onde famílias produzem hortaliças e frutas, usando um sistema de irrigação por gotejamento. Os produtos são vendidos para o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)e a Ceasa.
Também visita uma unidade de produção familiar, de beneficiamento de polpa e produção de condimentos.

Foto: Paulo Henrique/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cultura-e-produ%C3%A7%C3%A3o-em-quixeramobim#sthash.bD6ZZSWm.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário