segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Brasil dá curso de português a refugiados no Líbano


Iniciativa é da embaixada brasileira em Beirute. Objetivo das aulas, que são gratuitas, é preparar sírios que pretendem viajar ao País para situações básicas de comunicação. Classes começam dia 13.


São Paulo – A embaixada do Brasil em Beirute irá oferecer aulas gratuitas de português para refugiados sírios que se preparam para viajar ao Brasil. As classes serão ministradas no Centro Cultural Brasil Líbano a partir do dia 13 deste mês.

“Pelo perfil dos refugiados que vão para o Brasil, muitos são comerciantes e empreendedores e têm conseguido se estabelecer bem no País, mas a primeira dificuldade é a língua, porque no Brasil não temos o inglês e o francês tão difundidos”, comenta Najua Bazzi, diretora do centro cultural, sobre as razões que levaram à iniciativa da embaixada.

De acordo com Bazzi, a hospitalidade e a gentileza dos brasileiros têm facilitado a adaptação dos sírios no País apesar das diferenças entre as línguas. Em troca, a boa receptividade também têm incentivado os recém-chegados a aprenderem o idioma local para se comunicar com a população.

Atualmente, diz Bazzi, todas as quartas-feiras o atendimento consular da embaixada em Beirute é voltado aos sírios que querem viajar ao Brasil. “Lá, ele vai receber um folheto [indicando] que se quiser aprender a língua, ele pode nos procurar”, explica a diretora.

Bazzi conta que, diferentemente das aulas tradicionais oferecidas pelo centro, as classes para refugiados terão foco apenas na conversação. “As aulas serão de apresentação pessoal, questionamento de endereço, atendimento telefônico, como pedir um café, ir ao médico, falar qual sua profissão”, exemplifica. “As conversas e simulações serão feitas com base no que se imagina que vai acontecer na chegada [do refugiado ao Brasil]”, diz.

Ela ressalta que, apesar da diferença no estilo das aulas, a estrutura do curso é a mesma que a oferecida aos alunos regulares. As professoras também são as mesmas para os dois cursos.

As classes para refugiados acontecerão uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 16h às 18h. Nesse horário, haverá duas turmas, uma para jovens e adultos e outra para crianças dos 08 aos 12 anos, desde que já sejam alfabetizadas. O curso não oferece módulos específicos e os alunos podem começar e sair das aulas conforme suas necessidades. Para participar, não é preciso qualquer documento que comprove a situação de refúgio da pessoa.

Contato
Centro Cultural Brasil Líbano
Site: http://brasiliban.itamaraty.gov.br/pt-br/
Tel.: +961 1 322 905
E-mail: brasiliban@itamaraty.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário