quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Herdeiros de jornalista entregam material inédito de Machado de Assis à ABL

Redação Portal IMPRENSA 15/10/2015 09:30

A Academia Brasileira de Letras (ABL) encontrou nos arquivos do jornalista, historiador e crítico literário José Veríssimo 11 cartas e uma imagem inédita de Machado de Assis. Os documentos foram doados à entidade há dois meses e o conteúdo deles será revelado nesta quinta-feira (15/10), durante uma solenidade para oficializar a doação.

Crédito:Divulgação
Material sobre Machado de Assis estava em arquivos de jornalista
Segundo O Globo, Veríssimo foi o primeiro ocupante da cadeira 18 da Academia, posição hoje do imortal Arnaldo Niskier. O acervo dele estava guardado num gaveteiro antigo de um apartamento de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Após a sua morte, em 1956, foi passado para um dos filhos, o marechal Ignácio José Veríssimo. Em seguida, foi entregue para o neto, o sociólogo e advogado Jorge Veríssimo.

A descoberta surge no momento em que a ABL lança o quinto e último volume com a correspondência completa de Machado de Assis. A obra é resultado de uma pesquisa de sete anos elaborada pelo imortal Sérgio Paulo Rouanet e pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Silvia Eleutério.

Os pesquisadores da academia localizaram ainda um amplo material de recortes de jornais e de cartas enviadas pelo historiador Oliveira Lima, outro dos fundadores da instituição. São mais de 150 correspondências do intelectual, conteúdo considerado valioso pela entidade, já que o acervo dele não está no Brasil.

Outra relíquia encontrada no meio do arquivo de Veríssimo foi um álbum com os menus de jantares oferecidos entre o fim do século XIX e o início do século XX. À época, eles eram preparados para cada ocasião solene e contavam com ilustrações de artistas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário