terça-feira, 13 de outubro de 2015

Incra cria grupo de trabalho para elaborar política de gestão de riscos



Publicado dia 13/10/2015
Integrantes do grupo de trabalho participam de curso de gestão de risco - Acervo Incra

Para minimizar os impactos das incertezas nos objetivos institucionais, o Incra constituiu grupo de trabalho com a finalidade de elaborar a sua Política de Gestão de Riscos. Sob a coordenação da Diretoria da Gestão Estratégica (DE), o grupo é formado por 15 colaboradores de diversas áreas.
A Gestão de Riscos é uma área de conhecimento que visa identificar e mapear, antecipadamente, eventos que podem constituir oportunidades ou ameaças aos objetivos estabelecidos, de modo a proporcionar tomadas de decisões mais embasadas e confiáveis. Tal processo inicia-se com a formulação de uma política, que dentre os diversos conteúdos poderá estabelecer princípios, conceitos, objetivos, competências, estrutura e processo de gestão de riscos. "A implementação desta política, e consequente execução do processo de gestão de riscos, será fundamental também para a implementação do plano estratégico do Incra, contribuindo assim para que a instituição alcance os resultados desejados" completa Carlos Pinho, coordenador Geral de Planejamento Estratégico da autarquia.
O Incra busca construir uma política de gestão de riscos aderente às suas necessidades e realidade, orientado pela recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez uma avaliação sobre o nível de maturidade em gestão de riscos da autarquia. "Já existem vários modelos de referência bem-sucedidos para o tema, por exemplo a NBR ISO 31.000. Agora temos que customizar uma que se enquadre às características e prioridades do Instituto", informa Carlos Pinho.
Curso de Gestão de Riscos
A primeira etapa para o desenvolvimento da política foi nivelar o conhecimento por parte dos membros do grupo, que se reúnem semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, na sede do Incra. Para isso, os integrantes participaram do curso de Gestão de Riscos, em Brasília, entre os dias 28 e 30 de setembro. Na capacitação, ministrada pela Auditora Federal de Controle Externo da Coordenação Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado do Tribunal de Contas da União (TCU), Kellen Tenuta Ribeiro Coelho, informações essenciais acerca do tema e sua aplicação no setor público brasileiro.
Palestras e visitas técnicas
Até o presente momento, já foram realizadas duas palestras a respeito da temática da Gestão de Riscos, uma ministrada pelo Diretor de Gestão Estratégica do Incra, William Saab, em 28 de agosto, e outra proferida pelo Analista de Finanças e Controle da Coordenação Geral de Riscos Operacionais (COGER) da Secretaria do Tesouro Nacional, Carlos Leonardo Zucarello, em 18 de setembro.
O próximo passo do grupo de trabalho agora é organizar visitas técnicas a instituições privadas e públicas, que já desenvolveram e implementaram suas políticas de gestão de riscos. Para as visitas foi elaborado um roteiro prévio com 15 perguntas segundo as expectativas de aprendizado do grupo.
"Essas visitas são muito importantes para o grupo de trabalho se apropriar da experiência de quem já tem bases bem consolidadas nesse assunto", completa Pinho. A primeira visita técnica foi realizada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dia 2 de outubro.
"O mais complexo desse trabalho não é a elaboração da Política de Gestão de Riscos, mas sim fazer da Gestão de Risco uma prática constante em todos os processos e projetos do Incra", finaliza Pinho.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
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