terça-feira, 13 de outubro de 2015

Incra/AL e assentados conhecem cultivo hidropônico em projeto de Quintal Produtivo



Publicado dia 13/10/2015

A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, e representantes do movimento Via do Trabalho conheceram, na manhã desta sexta-feira (9), o cultivo hidropônico de hortaliças. O projeto Quintal Produtivo foi apresentado na Secretaria de Agricultura da prefeitura de União dos Palmares pelo agrônomo Manoel Bernardo de Melo, idealizador da proposta.
O projeto consiste em implantar o cultivo de hortaliças em pequenos espaços, como os quintais, para complementar a produção do lote ou pequena propriedade. No sistema não há praga, nem uso de inseticidas, orgânicos ou não. O quintal requer a exposição à luz durante todo o dia e usa como substrato a serragem e a casca de arroz carbonizado.
A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas sem o solo. As raízes recebem uma solução nutritiva balanceada, com água e nutrientes necessários para o crescimento da planta. Também pode ter raízes suspensas em meio líquido, ou, no caso do projeto, apoiadas num substrato inerte, como a casca de arroz. Maninho, como é conhecido o agrônomo, explica que o bagaço da cana e o pó de coco também podem ser utilizados.
A iniciativa das lideranças tem por objetivo buscar conhecimentos sobre a técnica e divulgar entre assentados e agricultores familiares, como complemento produtivo. Além da técnica com hidroponia, eles também conheceram, no mesmo local, a produção com uso de húmus e diretamente no solo, sempre usando pequenos espaços. “O importante é que, numa horta desse tipo, você emprega, no mínimo, duas pessoas, além de ter um retorno financeiro garantindo, caso seja assegurado um mercado permanente”, explica Maninho.
Sônia Soares, coordenadora da Via do Trabalho, explicou que o movimento pretende difundir a técnica entre os assentados e até acampados. As lideranças foram acompanhados de técnicos para conhecer de perto o projeto. “Temos que nos apropriar de técnicas como essa, que geram alternativa produtiva para as famílias e que podem garantir a sobrevivência delas”, afirmou Sônia, que é assentada no assentamento Sílvio Viana.
A superintendente do Incra afirmou que o quintal produtivo é um complemento de renda e não vai substituir a produção de grande escala. “Pretendemos irradiar essa técnica entre assentados. É mais uma possibilidade de gerar meios alternativos, que podem trazer mais renda e estabilidade para os agricultores”, argumentou.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário