sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Juventude e o desafio de alimentar o planeta


 0  1 
 
 
sexta-feira, 2 Outubro, 2015 - 16:45
Foto: Ascom/MDA
A importância da alimentação supera a sobrevivência, ela influencia a paisagem, a biodiversidade da terra e as tradições dos povos. Pensando nisso, o movimento Slow Food realiza o Terra Madre Jovem. Com o tema ‘Nós alimentamos o planeta’, o evento reúne milhares de jovens agricultores, pescadores, cozinheiross e ativistas de várias partes do mundo para propor a criação de novas iniciativas e mudar o futuro do alimento. O encontro será realizado em Milão, entre os dias 3 e 6 de outubro, e terá participação de uma delegação brasileira que inclui jovens  agricultores familiares e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Luiza Dulci, assessora de Juventude do MDA, explica a importância de participar do Terra Madre Jovem. “É um evento internacional que reunirá mais de 120 países, com a proposta de colocar a juventude para discutir o futuro e as questões do presente relativas à alimentação, à produção de alimentos saudáveis, cultivo, sementes e biodiversidade. São temas  próximos ao trabalho desenvolvido pelo MDA. Assim, nossa participação visa não só conhecer outras experiências, como também reforçar a nossa interlocução no Brasil”, explica.
Além disso, é uma oportunidade de se conversar sobre a importância da agricultura familiar com outros públicos que não só de agricultores. A expectativa é que esses jovens retornem aos seus países, com novas ideias e muita energia para seguir produzindo alimentos saudáveis, agregando valor à produção e gerando renda e qualidade de vida no campo.
Comitiva
Além de seis jovens  agricultores familiares brasileiros, o MDA levará ao evento também um uruguaio e uma paraguaia, num esforço para fortalecer ainda mais a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). A comitiva busca mostrar suas experiências de sucesso, com as políticas públicas para a juventude rural.
Entre os jovens que vão participar do encontro, está a capixaba Ranielle Badiane Bianchi, 25 anos, filha de agricultores familiares e que trabalha em um hectare de terra na propriedade dos pais, em Soretama (ES). Ranielle fez um financiamento pela linha jovem do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para produzir café conillon e afirma que hoje tem mais autonomia e qualidade de vida. “Essas ações são um incentivo para permanência no campo. A partir do momento que a gente tem uma estrutura, temos renda e vivemos bem. Queremos mostrar que podemos permanecer no campo não por falta de opção, mas porque é o melhor espaço para produzir e ficar no convívio familiar”, pontua.
Sobre o evento
O Slow Food e a Rede Jovem Slow Food aproveitam a reunião de pessoas de vários lugares do mundo para a Expo Milão 2015 – que trata sobre os desafios de alimentar o planeta – para produzir o Terra Madre Jovem.
A programação dos quatro dias do evento foi pensada para conectar os jovens e propiciar a inspiração e criação de soluções sobre o futuro da alimentação. No último dia todas as experiências, ideias e  resultados serão compartilhados no espaço da Expo Milão.
Mais informações no site: http://www.wefeedtheplanet.com/pt/
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/juventude-e-o-desafio-de-alimentar-o-planeta#sthash.5lhaB0G2.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário