sexta-feira, 2 de outubro de 2015

“O Brasil conseguiu crescer e distribuir renda”


Secretário Tiago Falcão falou sobre os avanços do país na área social durante o Seminário Agenda Estratégica para o Brasil
Publicado01/10/2015 16h48,Última modificação01/10/2015 17h07
Foto: Ubirajara Machado/MDSTiago Falcão ressaltou a melhoria dos indicadores sociais
Tiago Falcão ressaltou a melhoria dos indicadores sociais
Brasília – Nos últimos 12 anos, o Brasil cresceu e distribuiu renda às famílias mais pobres. Os avanços do país na área social foram abordados pelo secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, que participou nessa quarta-feira (30) do seminário Agenda Estratégica para o Brasil, em Brasília.
No evento, o secretário ressaltou a melhoria dos indicadores sociais, como a queda da mortalidade infantil e do analfabetismo, a saída do Brasil do Mapa da Fome e o aumento da expectativa de vida, que passou a ser de 75 anos.
“Além dos ótimos resultados, o país passou a ser conhecido internacionalmente como um país que tem políticas sociais de escala e impacto. Pela primeira vez, o país conseguiu crescer e distribuir renda ao mesmo tempo”, afirmou ele, lembrando as conquistas do Brasil Sem Miséria, plano que retirou 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza.
Tiago lembrou que, antes da Constituição de 1988, o Brasil era uma sociedade completamente desigual. “A mortalidade infantil estava acima de 50%, 15% da população passava fome e o analfabetismo atingia 25% dos adultos”. A Constituição, disse o secretário, veio como “uma reação a esse país tão desigual”.
Sobre a agenda futura, o secretário destacou a importância da ação integrada diante, por exemplo, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – adotados no último dia 25 por 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Plano Brasil Sem Miséria é um exemplo importante de como as ações integradas possibilitam ótimos resultados. Todas as metas do plano foram cumpridas; algumas, superadas”, disse ele, acrescentando que ainda é necessário o aperfeiçoamento dos serviços públicos para que o Estado consiga atingir de forma igual todas as camadas da sociedade.
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:Ascom/MDS(61) 2030-1021www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário