terça-feira, 13 de outubro de 2015

Relatório antropológico da comunidade Costa da Lagoa (RS) é concluído



Publicado dia 13/10/2015

Costa da Lagoa, em Capiravi do Sul, é a 28ª comunidade remanescente de quilombo a ter o laudo antropológico finalizado no Rio Grande do Sul. O documento é uma das peças que integram o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, necessário para assegurar a regularização do território quilombola. O laudo foi finalizado pelos servidores do Incra/RS, Eleandra Koch, Mário Stringhini e Naíra Daubermann.
A comunidade abrange cerca de 30 famílias no distrito de Santa Rosa, às margens da Lagoa Capivari, ligada à Lagoa dos Patos. Detentores da certidão de autorreconhecimento desde 2006, os quilombolas abriram processo de regularização fundiária junto ao Incra em 2013.
Origens
Conforme pesquisa que dá suporte ao relatório antropológico, existe um vínculo ancestral da comunidade em relação ao território. Há pelo menos 140 anos, escravos fugidos ou libertos se fixaram no local, onde desenvolveram culturas de subsistência.
A proximidade do manancial de água está entre as hipóteses explicativas para o deslocamento dos pioneiros até a região. Da mesma forma, viabilizou duas atividades econômicas significativas nos relatos dos quilombolas: a pesca artesanal, no caso dos homens, e a lavagem de roupas, no das mulheres. Da lagoa, também era extraído o junco, misturado ao barro para a construção das casas.
“Juntamente com a questão territorial, dois marcos de identidade ficaram bastante evidentes no levantamento. O primeiro é a memória recorrente entre os moradores, tecnicamente chamada de origem comum presumida, de que seus ancestrais eram escravos. O segundo é a conexão com a lagoa e os recursos naturais associados”, explica a antropóloga do Incra, Eleandra Koch. Outro elemento importante de coesão é a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes na Costa da Lagoa, realizada no segundo final de semana de fevereiro há mais de 50 anos.
Durante o estudo, também foram encontrados indícios de um testamento ligando terras a antepassados do grupo. A próxima tarefa da equipe é a conclusão das outras peças técnicas integrantes do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário