terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sistema de gestão de assistência técnica em assentamentos é apresentado em Petrolina (PE)



Publicado dia 13/10/2015

As funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão Rural dos Assentamentos (Sigra) foram apresentadas a servidores do Incra no Médio São Francisco na última semana. Desenvolvida em 2011 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, a ferramenta concentra as principais informações da realidade das áreas de reforma agrária, permitindo o direcionamento das ações de assistência técnica nessas comunidades e o auxílio às equipes no planejamento e execução do trabalho.
 O encontro, realizado na sede regional da autarquia, em Petrolina (PE), também contou com a participação de equipes que atuam nas prestadoras de assistência técnica contratadas pelo Incra para atender os assentamentos da região e representantes de movimentos sociais.
 O sistema foi elaborado pela UFSM para atender a uma demanda do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da reforma agrária no Rio Grande do Sul, sendo também utilizado atualmente pelo Incra em Santa Catarina. É formado por uma base de dados com as principais informações sociais, econômicas e ambientais dos assentamentos, colhidas pelos técnicos de Ater por meio de entrevistas realizadas com as famílias assentadas.
 A partir da análise e cruzamentos de variáveis, o Sigra disponibiliza um conjunto de dados qualificados, instrumentalizando o processo de organização, planejamento e acompanhamento das ações de Ater. Também facilita a proposição de políticas públicas voltadas às famílias assentadas.
 Durante apresentação, o técnico e tutor Alisson Zarnott, demonstrou a experiência do Sigra nas atividades da autarquia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Com essa ferramenta, os profissionais da assistência técnica têm um instrumento que auxilia as equipes no processo de organização, planejamento e acompanhamento do trabalho, através da análise das informações da dinâmica ambiental, social e produtiva dos assentamentos”, explicou.
 De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento da superintendência regional do Incra, César Teixeira, o programa se mostrou pertinente e adequado ao planejamento das atividades de assistência técnica prestadas pela autarquia. "Temos todo o interesse em implantá-lo para balizar o planejamento  das ações de Ater”, indicou.
 Outras superintendências do Incra demonstraram interesse em conhecer melhor o sistema, a fim de avaliar uma possível implementação em suas regiões.
 Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário