segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Seminário do Leite da Agricultura Familiar reúne produtores de Passos Maia (SC)

Publicado dia 18/11/2015
Agricultores assentados e produtores familiares do município de Passos Maia (SC) terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a produção leiteira. Por iniciativa do Núcleo Operacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) daquele município, será realizada, nesta quinta-feira (19), a primeira edição do Seminário do Leite da Agricultura Familiar de Passos Maia. A iniciativa visa o fortalecimento da cadeia produtiva do leite que integra pequenos produtores da região.
O evento é organizado pela Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) e pela Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste), e acontecerá durante todo o dia no Centro Comunitário Municipal de Passos Maia, com palestras proferidas por professores universitários e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O seminário também possui o apoio e o patrocínio do Incra, e de diversas entidades públicas e privadas.
O seminário
Sob o tema “Reforma Agrária, unindo produção e gestão”, o seminário terá início com a palestra do professor PhD. Luiz Carlos Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFFSC), que apresentará aos produtores o Sistema Pastoreio Racional Voisin (PRV). Em essência, o PRV é um método de manejo, que visa o pastoreio direto e em rotações de pastagens, com aumento da produtividade e sem a degradação dos recursos forrageiros, com a vantagem de se obter o aumento progressivo de fertilidade do solo.
Na sequência, o fiscal do Mapa, Flávio de Carli, prestará esclarecimentos sobre a Instrução Normativa nº 62, que ampliou os prazos para que os produtores de leite se adequem às normas de qualidade. Essa nova legislação também estabelece o controle sistemático de parasitas e de doenças para a obtenção dos certificados que permitirão a comercialização da produção.
A terceira palestra abordará o tema Gestão da Pequena Propriedade, e será ministrada pelo Professor Doutor Valdecir Zonin, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que enfatizará a importância da diversificação de culturas em pequenas propriedades, além de aspectos referentes à melhor administração e comercialização da produção. Durante o evento será servido um almoço coletivo e, ao final, um café colonial com produtos oriundos da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário