segunda-feira, 7 de maio de 2012

Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria



Exposição itinerante
Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceriaé uma exposição, produzida pelo Instituto Martius-Staden (São Paulo) e pelo pesquisador José Eduardo Heflinger Jr., diretor do banco de dados Carlota Schmidt Memorial Center (Limeira/SP).
A exposição resgata a experiência imigratória baseada no sistema de parceria promovido pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro no século XIX. Era uma forma de contratação de mão-de-obra baseada na parceria, ou seja, no chamamento de imigrantes europeus para substituírem, em parte, o uso de mão-de-obra escrava. Os imigrantes buscavam, no Brasil, melhores condições de vida.
Essa modalidade de imigração teve início na Fazenda Ibicaba (Limeira / Cordeirópolis), a partir de 1841. Em um período de dez anos, aprox. 50 mil imigrantes foram contratados por fazendeiros da então Província de São Paulo para trabalhar na cultura do café. A empresa Vergueiro & Cia. mantinha um escritório em Hamburgo e agentes de emigração em Portugal, na Suíça e na Alemanha.
A mostra ainda retrata o cotidiano de imigrantes alemães e suíços, assim como a revolta dos colonos na Fazenda Ibicaba, fato que registra a decadência do sistema de parceria, culminando com a contratação dos italianos por jornada de trabalho. Trata-se de interessante reunião de fatos históricos, que apontam algumas das origens da construção do Estado de São Paulo nos moldes em que conhecemos hoje.
Feita inicialmente para ser instalada no BallinStadtAuswanderermuseum Hamburg – Museu da Emigração de Hamburgo – agora foi traduzida ao português. Este museu é um dos mais importantes da Alemanha no que tange à emigração europeia.
Patrocinada pelo Instituto Robert Bosch e pela Fundação Visconde de Porto Seguro a exposição abriga 25 painéis. A pesquisa empreendida por José Eduardo Heflinger Júnior em arquivos europeus contou com o apoio da SwissInternational Air Lines, da Köhler Stiftung de Munique, do professor Gilberto Calcagnotto (Hamburgo) e de João LuisScholl.
SERVIÇO: Exposição “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria”. De 7 a 17/05, das 7h às 17h, na Unidade Morumbi do Colégio Visconde de Porto Seguro - Rua Floriano Peixoto dos Santos, 55, São Paulo. Entrada franca. Estacionamento gratuito no local.
Instituto Martius-Staden
Rua Itapaiúna, 1355, Panamby
São Paulo, Brasil
Tel (+55 11) 3744-1070
www.martiusstaden.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário