sexta-feira, 11 de maio de 2012

Início da colheita do café no ES será comemorado em Vila Valério no dia 14 No dia 14


No dia 14 de maio, data oficial do início da colheita do café conilon no Espírito Santo, será realizadoum evento técnico e festivo no município de Vila Valério. Para comemorar os avanços naprodutividade e, sobretudo, na qualidade do café, o Governo do Espírito Santo, por meio daSecretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba dePesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), irá reunir os  produtores, e diferentesparceiros da cadeia do café, para lançar a sexta edição da campanha para a melhoria da qualidadedo conilon capixaba.


Durante a solenidadeque reunirá cerca de 600 pessoas - inclusive o secretário da AgriculturaEnioBergoli, e o diretor presidente do IncaperEvair Vieira de Melo - serão reafirmados os 10mandamentos para produção do conilon com qualidade. O eventoque terá início às 9 horasseráfinalizado com a colheita simbólica de café na propriedade do Senhor Atílio Penitentena localidadede Sete Quadras, em Vila Valério, um dos municípios produtores de conilon no Estado.

De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o café é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, sendo responsável por43% do valor bruto da produção capixaba. “O destaque do café conilon no Estado, no cenário econômico e social, se deve, principalmente, aos resultados das pesquisas científicas e transferência de tecnologias aos produtores rurais feitas pelo Incaper e parceiros ao longo dos anos, visando,sobretudo, ao aumento na produtividade. O desafio agora é melhorar a qualidade desse produto”, afirmou Romário. Ele também lembrou que  parte do café produzido no Espírito Santo é exportado e, para manter e ampliar a inserção do café no mercado internacional, é imprescindível a melhoriada qualidade final do produto.
Campanha pela qualidade do café
Há seis anos consecutivos, o Incaper realiza, com parceiros, a campanha para produção de café conilon de qualidade. A ação consiste na realização de um conjunto de atividades que visam capacitar, e conscientizar, o cafeicultor sobre a importância de produzir qualidade e as formas para alcançá-la. “Houve um aumento muito significativo na produção do conilon, mas as estruturas de colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento ainda são insuficientes para garantir a qualidade final do produto. O café, para ser superior, necessita de apresentar aroma, sabor adequado e ser produzido de maneira sustentável. É nesse sentido que direcionamos a campanha”, afirmou Romário Gava Ferrão.

Entre as principais ações da campanha pela qualidade do conilon estão o adequado planejamento e gestão das atividades associadas à produção; a melhoria das estruturas da colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento; a capacitação permanente dos técnicos e dos cafeicultores; a transferência de tecnologia aos produtores; implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade.

Além disso, o Incaper elaborou os dez mandamentos para produzir café conilon com qualidade, que consistem em indicações técnicas para orientar os produtores. Entre elas, destaca-se a recomendação de iniciar a colheita quando mais de 80% dos frutos estiverem maduros e procedimentos específicos para a secagem do produto, como a manutenção da temperatura de, no máximo de 60°C, na massa do café, quando utilizar o secador mecânico.
 


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Luciana Silvestre comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210

Nenhum comentário:

Postar um comentário