sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dedo de prosa com café e queijo mineiro

0  0 
 
 
quinta-feira, 2 Julho, 2015 - 18:30
Foto: Ascom/MDA
O queijo e o café estão na maioria das mesas mineiras e grande parte de sua produção é proveniente de propriedades rurais familiares. Um desses produtores, José Mário Baltazar, 67 anos, aprendeu o ofício com o pai e o avô. Ele produz cerca de 300 peças de queijo canastra por mês.

A comercialização é particular e os fregueses sempre fazem encomenda porque a procura é grande. “Muitas pessoas nem esperam a gente ir vender nas feiras, levar para os mercados. Batem aqui na porta e pedem para comprar. Aí, a gente vende, né”, diz, sorrindo, “seu” Zé Mário, como gosta de ser chamado.

Para acompanhar de perto esse tipo de trabalho, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visita nesta sexta-feira (3) a propriedade de “seu” Zé Mário. Entre um pedaço de queijo e uma xícara de café, o produtor espera notícias positivas do ministro. “Estou tranquilo e espero que seja uma surpresa boa, agradável. Tomara que ele traga boas novas para nós, mineiros.”

O agricultor tem 50 cabeças de gado. Dessas, 15 produzem 100 litros de leite. E tudo vira queijo canastra. O processamento do leite em queijo é todo feito na propriedade, que tem 50 hectares e está localizada em São Roque de Minas (MG). Casado, ele conta com a ajuda dos dois filhos para dar conta da demanda. “Um tem 30 e o outro, 40 anos. E eles não me ajudam só porque sou o pai, eles gostam demais disso aqui”, conta.

Cooperativa apóia Zé Mário

Em 1993, seu Zé Mário viu a necessidade de fazer uma reserva financeira para os anos seguintes e se associou à Sicoob Saromcredi - Cooperativa de Crédito de São Roque (MG). Fundada dois anos antes (1991), a instituição foi criada para prestar serviços financeiros aos agricultores familiares da região. “É uma instituição financeira não-bancária, mas prestamos serviços aos pequenos produtores da Serra da Canastra. Fazemos tudo que um banco faz, com atividades agrícolas e pecuárias, incentivando os agricultores familiares”, afirma o presidente e fundador da cooperativa, João Carlos Leite.

O ministro Patrus Ananias também vai visitar e conhecer o trabalho da cooperativa de crédito Sicoob Saromcredi. O objetivo é avaliar o serviço feito em prol da agricultura familiar e difundi-lo em todo o País.

Com 17,5 mil associados, a cooperativa não se restringiu a impulsionar apenas os produtores de queijo canastra. “A cooperativa, hoje, administra quase R$ 200 milhões em ativos financeiros e conseguiu isso incentivando também o café, a pecuária, a fruticultura, todos os tipos de produção dos agricultores familiares. Aqui, são quase 80% de famílias de produtores e isso trouxe mais renda para essa comunidade”, aponta João Carlos.

O objetivo de fomentar a atividade agrícola na região deu tão certo que eles até montaram outra cooperativa, dessa vez educacional, para que os filhos dos agricultores familiares estudem. “Em 1999, criamos a cooperativa educacional de São Roque de Minas para dar ensino de qualidade a quem está na cidade e no campo. Os filhos dos cooperados entram aos três anos de idade e saem com o ensino médio completo”, completa o presidente da Sicoob Saromcredi.

João Paulo Biage
Ascom/MDA
TAGS DA NOTÍCIA: 
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/dedo-de-prosa-com-caf%C3%A9-e-queijo-mineiro#sthash.H9g52IQ9.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário