quinta-feira, 2 de julho de 2015

Escolas públicas brasileiras participarão de programa da Nasa de educação em ciências


Posted: 02 Jul 2015 05:00 AM PDT
Brasil-EUA-2015Durante viagem oficial da presidenta Dilma aos Estados Unidos, foram firmadas parcerias entre as agências espaciais brasileira e americana, AEB e Nasa. Por meio de um dos acordos, assinado na terça-feira (30), o Brasil se torna integrante do Programa de Aprendizagem e Observações Globais em Benefício do Meio Ambiente (Globe, na sigla em inglês), ação educacional que reúne estudantes, professores e cientistas para estudar a ciência do meio ambiente. Escolas públicas brasileiras participarão da iniciativa sob coordenação da AEB.
Blog do Planalto conversou na Califórnia com o presidente da agência brasileira, José Raimundo Coelho. Ele explicou que a parceria firmada pelo governo com a Nasa será responsável por estimular o estudo de disciplinas na área de ciência ambiental em escolas públicas primárias. Para isso, professores de instituições selecionadas serão treinados pelo programa da Nasa. A ideia, disse ele, é que o programa alcance todas as escolas públicas do país. A iniciativa deve começar pelo Distrito Federal. A parceria terá duração mínima de cinco anos e a AEB será responsável por identificar as escolas que participarão da iniciativa, certificar que os equipamentos de medição estejam calibrados, entre outras iniciativas.
O presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho (E), e o administrador da Nasa, Charles Bolden, assinam os acordos para as áreas de educação e científica. Foto: Divulgação/MCTIO presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho (E), e o administrador da Nasa, Charles Bolden, assinam os acordos para as áreas de educação e científica. Foto: Divulgação/MCTI
O objetivo do Programa Globe, criado em 1995, é aumentar a consciência de estudantes sobre o meio ambiente e suas interações com o ser humano, além de contribuir para a compreensão científica do planeta. Dados de medições ambientais, imagens ambientais globais, materiais educacionais e softwares serão disponibilizados aos alunos das escolas beneficiadas. O programa formou uma rede internacional de estudantes de ensino primário, médio e secundário de 112 países para estudar questões de meio ambiente, fazer medições e compartilhar dados ambientais com a comunidade científica internacional.
Heliotermia
Durante a visita da presidenta Dilma, as agências espaciais acertaram ainda que o Brasil participará de missões que estudam o Sol e os arredores da Terra, tais como Magnetospheric Multiscale Satellites (MMS) e Van Allen Probes. O compartilhamento de dados aumentará os resultados e a produtividade científica para o benefício da heliofísica em geral.
Estágio
Em 18 de junho, a AEB e a Nasa firmaram também uma parceria para aumentar as oportunidades para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação participarem do Programa de Estágio Internacional Nasa. O projeto permitirá a troca de experiência entre alunos dos dois países.
Poderão pleitear o estágio bolsistas de graduação do Ciência sem Fronteiras que já estão em uma universidade norte-americana ou estão prestes a embarcar para o programa.
Com informações do MCTI e AEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário