quarta-feira, 8 de julho de 2015

Incra faz aniversário e quem ganha o presente é o agricultor


 23  0 
 
 
quarta-feira, 8 Julho, 2015 - 17:45
Foto: Arquivo Incra
“Já são quase 30 anos de luta, muita coisa boa já aconteceu”, emociona-se José Aparecido Ramos, com a firmeza de quem tem muita experiência no campo. Zezinho, como é conhecido em sua comunidade, no assentamento Fazenda Pirituba, em Itaberá (SP), conta que sempre viveu da agricultura, desde de criança. Sem muita perspectiva de vida na cidade, decidiu continuar no meio rural, seguindo as experiências que viu em outros assentamentos da região. Hoje, ele e sua família tiram o sustento da terra e vendem, junto com a cooperativa da qual participam, produtos para programas do Governo Federal.
A história de Zezinho é a mesma de milhões de pessoas que já foram assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que completa 45 anos de história. Criado em 9 de julho pelo decreto lei nº. 1.110/1970, a autarquia tem como missão fazer uma reforma agrária justa e completa.
Atualmente, são 9,2 mil assentamentos da reforma agrária em todo o país. E quase 970 mil famílias são beneficiadas pelo programa ao longo dos anos.
Para marcar as comemorações de aniversário do Incra, mais um assentamento será criado nesta quinta-feira (09). Por meio do decreto nº. 36.190, de 2014, o Projeto de Assentamento Distrital Santarém, na Ceilândia (DF), abrigará 23 unidades agrícolas familiares em mais de 60 hectares. O local do assentamento é estratégico para a produção de hortifrutigranjeiro e as famílias receberão assistência técnica e extensão rural (Ater) da Emater local. A solenidade ocorre às 14h.
A presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, lembra o papel indutor do desenvolvimento rural do instituto. “Temos que trabalhar para que essas famílias tenham condição de gerar renda. A assistência técnica é uma delas”, diz.  Hoje, cerca de 240 mil famílias recebem esses serviços em todo o País.

Programas e ações
Zezinho afirma que o assentamento onde vive, com mais 120 famílias, tem uma boa estrutura, com escola, mercadinho, padaria e até uma oficina de manutenção de máquinas. Um de seus quatro filhos está fazendo um curso pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), criado para ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. O Programa, desde que foi criado, já formou 164 mil jovens e adultos.
Outro programa da autarquia conhecido pelo Zezinho é o Terra Forte. A Cooperativa de Produção Agropecuária Vó Aparecida (Copava), da qual participa o assentado, elaborou um projeto para o programa, que tem como um dos objetivos implantar e/ou modernizar empreendimentos coletivos agroindustriais. As 35 famílias cooperadas estão aguardando a aprovação do projeto de extração de óleo de soja convencional (não transgênico). “A expectativa é de sair até o final do ano, queremos executar o projeto assim que sair a aprovação”, aguarda Zezinho. O Incra conta, também, com outro programa de apoio à implantação, recuperação e ampliação de agroindústrias, o Terra Sol.

Alimentação escolar
A Copava ainda tem mais uma meta pela frente: a de alimentar 500 mil crianças distribuídas em 1,9 mil unidades públicas de ensino de São Paulo. A Copava, juntamente com outras três cooperativas, venderá seus grãos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal. A expectativa de compra pelo Programa é de 650 toneladas de feijão e 72 toneladas de farinha de mandioca, ainda neste ano.
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, já afirmou diversas vezes o compromisso do Governo com a reforma agrária. “Estamos definindo as nossas prioridades dentro das diretrizes do Governo Federal. A primeira delas é assentarmos as pessoas e famílias acampadas. A nossa segunda grande prioridade é dar aos assentamentos condições dignas de vida, fazermos dos assentamentos espaços produtivos, autossustentáveis e que sejam também espaços de vida, onde as crianças e os jovens tenham condições de permanecer com atividades educacionais, culturais, esportivas, para que as famílias possam contribuir com a segurança alimentar do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, viverem de uma forma feliz e pacífica”.

Clique aqui para conhecer mais ações do Incra.

Jalila Arabi
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/incra-faz-anivers%C3%A1rio-e-quem-ganha-o-presente-%C3%A9-o-agricultor#sthash.RlWknsWM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário