terça-feira, 14 de julho de 2015

Mercosul deve avançar sobre adesão da Bolívia durante reunião em Brasília, diz embaixador

Posted: 13 Jul 2015 04:08 PM PDT
A próxima reunião do Mercosul, que será realizada nesta sexta-feira (17), em Brasília, trará avanços em relação ao processo de adesão da Bolívia ao bloco, tema que vem sendo debatido desde 2011, afirmou o subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Itamaraty, embaixador Antônio Simões, em entrevista concedida à imprensa nesta segunda-feira (13), no Itamaraty, em Brasília.
De acordo com o embaixador, a previsão é que no encontro os cinco países que atualmente compõem a entidade (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) assinem o protocolo de adesão, que possibilitará o futuro ingresso boliviano.
Segundo o embaixador Antônio Simões, a próxima reunião do Mercosul deve ser importante para a definição de avanços para a oferta que o Mercosul apresentará à União Europeia para a definição de um futuro acordo de livre comércio entre os dois blocos. Foto: RafaB/ Blog do Planalto
Segundo o embaixador Antônio Simões, a próxima reunião do Mercosul será importante para a definição de avanços para a oferta que o Mercosul apresentará à União Europeia. O objetivo é a definição de um futuro acordo de livre comércio entre os dois blocos. Foto: RafaB/ Blog do Planalto
“Provavelmente vamos assinar aqui o protocolo de adesão em relação à adesão da Bolívia, o que ainda precisará ser aprovado nos Congressos do Brasil e Paraguai. A adesão plena da Bolívia se dará quando todos os Congressos dos cinco países o tiverem ratificado. (…) Mas a assinatura do protocolo de adesão vai permitir que todos os países do Mercosul possam trabalhar pela ratificação desse protocolo para que a Bolívia seja, em breve, membro pleno do Mercosul”, acrescentou Simões, em entrevista ao Blog do Planalto.
Mercosul-União EuropeiaO embaixador também sinalizou a importância das reuniões que antecedem a Cúpula dos Chefes de Estado, para que seja possível realizar avanços na oferta que o Mercosul apresentará à União Europeia (EU), para um acordo de livre comércio entre os dois blocos.
Atualmente, tanto o Mercosul quanto a EU montam uma lista de produtos que poderão ter tarifa de importação zerada. A previsão é de que a apresentação das duas ofertas aconteça no último trimestre de 2015.
Presidência brasileiraA 48° Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul marcará o fim da presidência temporária do Brasil no bloco. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff transferirá o cargo para o presidente paraguaio, Horacio Cartes. De acordo com as normas do Mercosul, os cinco países que o integram se alternam na presidência do bloco a cada seis meses.
Simões também destacou o trabalho executado pelo governo brasileiro à frente do Mercosul, que retomou as negociações do bloco em áreas como relacionamento externo, turismo, normas comerciais, fiscalização do transporte internacional rodoviário, controle sanitário, informática e telecomunicações.
Segundo o embaixador, neste período, o Brasil, “buscou reativar aquilo que nós chamamos de Mercosul clássico. Nós levamos adiante mais de 300 reuniões dos órgãos mais diversos possíveis desde aqueles que tratam do relacionamento externo até aqueles que tratam de transporte rodoviário, controle sanitário, turismo. Uma grande variedade de temas com a preocupação final de trazer o Mercosul para a vida das pessoas”, ressaltou o embaixador.
ExportaçõesSegundo dados do Ministério das Relações Exteriores, o Mercosul representa o maior mercado de exportação para os produtos nacionais. O bloco representa a área em que o Brasil alcança seu maior superávit. Somente no primeiro semestre de 2015, a balança comercial brasileira com esses países ficou positiva em US$ 2,3 bilhões.
A região é ainda o principal destino para exportações brasileiras de produtos manufaturados, de alto valor agregado, e o maior mercado internacional para quase sete mil micro e pequenas empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário