segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Acesso à leitura para mais de 2,6 mil famílias em Alagoas

0  0 
 
 
segunda-feira, 5 Outubro, 2015 - 16:45
Foto: Ascom/MDA
Ter acesso aos livros, bem como vivenciar ações de incentivo à leitura e expressões culturais locais. Essa será a realidade de mais de 2,6 mil famílias de 30 comunidades rurais alagoanas de Canapí e Mata Grande, que irão receber, nesta semana,  bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do MDA.
Com mais essa entrega, chega a 47 o número de municípios contemplados - com mais de 200 bibliotecas - e cerca de 39 mil famílias de agricultores familiares beneficiados, com acesso ao livro e à leitura, em Alagoas. No Brasil, já são mais de 10 mil Arcas implantadas, em mais de dois mil municípios, nas cinco Regiões brasileiras.
As entregas, que serão realizadas a partir desta segunda-feira (5), são resultado da parceria entre o MDA, por meio da coordenação de Ação Cultural com a Delegacia Federal de AL, a Secretaria de Educação de Canapi e a ONG Visão Mundial, responsável pela construção dos móveis Arca para as 30 comunidades.
Programação
Nesta segunda (5), ocorre a capacitação dos agentes de leitura - voluntários que coordenam o empréstimo dos livros - e a entrega das 20 Arcas aos responsáveis, em Canapí. Na terça-feira (6), a ONG Visão Mundial fará as entregas nas comunidades rurais alagoanas: Sítio Logrador, Lagoa do Couro, Areias, Capoeira do Bezerra, Povoado Lagoa da Samambaia, Sítio Queimada, Povoado Queimadas dos Birotas, Sítio Miró, Sítio Poço do Boi, Sítio, Sena do Exú, Carie, Povoado Fumaça, Povoado Forquilha, Povoado Santa Cruz, Capiá da Igrejinha, Assentamento Várzea da Palha, Sítio Albino, Sítio Lagoa de João, Sítio Alto de Negras, Sítio Cova do Casado.
A mesma programação será realizada no município de Mata Grande, nos dias 7 e 8 de outubro. Sendo o primeiro dia (7) destinado à capacitação dos agentes de leitura e entrega das 10 Arcas aos responsáveis, e o segundo (8) voltado para a distribuição das bibliotecas nas comunidades rurais de Lagoa do Copo, Morcego, Saco dos Mirandas, União, Ouricuri, Jaburu, Pau Ferro Velho, Cafundó, Goiabal e Santa Rosa.
Arca das Letras
Criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.
A ação conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e com outras atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.

Serviço
ARCAS EM CANAPI
Capacitação dos agentes de leitura
Data: 5 de outubro
Hora: 9h às 14h
Local: Escola Municipal de Ensino Básico Presidente Tancredo de Almeida Neves, Avenida Joaquim - Tete s/n - Centro / Canapi (AL)
Entrega das Arcas:
Data: 5 de outubro
Hora: 9h às 14h
Local: Ginásio de Esportes Hermes Francisco de Lima Avenida Joaquim Tete s/n - Centro / Canapi/AL

ARCAS EM MATA GRANDE
Capacitação dos Agentes de Leitura
Data: 7 de outubro
Hora: 9h30 às 12h30
Local:  Secretaria de Educação- Rua Ubaldo Malta, N° 107 Centro- Mata Grande (AL)
Entrega nas comunidades de Santa Rosa, Lagoa do Copo e Pau Ferro Velho.
Data: 8 de outubro
Hora: 8h às 18h
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/acesso-%C3%A0-leitura-para-mais-de-26-mil-fam%C3%ADlias-em-alagoas#sthash.sVEL9g9V.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário