quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Agroecologia construindo o bem viver

19  0 
 
 
quinta-feira, 1 Outubro, 2015 - 15:00
Fotos: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Em Belém, Patrus reforça a importância da agroecologia para agricultura familiar
A importância da agroecologia para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira ganhou destaque na fala do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante sua participação no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em Belém (PA). “Apoiamos a produção de alimentos em quantidade e qualidade, livres de agrotóxicos e sem o uso de sementes transgênicas, para garantir a segurança alimentar”, disse o ministro, nesta quinta-feira (1º), ao salientar que a agroecologia é ponto central nas ações do ministério.   
Com o mote ‘Diversidade e soberania na construção do bem viver’, o congresso, organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia, reuniu 3,2 mil participantes, que além de participar de debates puderam conferir de perto os 150 estandes da feira de alimentos orgânicos e de artesanatos - produzido por agricultores familiares, extrativistas e comunidades tradicionais. 
Ao participar da mesa redonda ‘PNAPO – Um balanço das ações e as perspectivas futuras’, parte da programação desse último dia do congresso, Patrus reforçou os principais compromissos do MDA na produção de alimentos e no desenvolvimento rural. “Sabemos que é difícil, em um mundo como o nosso marcado pelo individualismo, um agricultor sobreviver sozinho. Por isso incentivamos o cooperativismo, que tem a dimensão de somar esforços, na busca de um objetivo maior econômico e social, reforçando os laços de solidariedade ”. 
O ministro também reafirmou aos presentes a intenção de assentar até 2018 todas as famílias acampadas. “Ao aplicarmos o conceito da função social da terra, queremos assentar, em condições dignas, todas as famílias acampadas no Brasil. A gente sabe que é um compromisso ousado, mas temos que ousar para enfrentarmos os desafios do nosso país e do nosso planeta, fazendo do Brasil, cada vez mais, uma pátria acolhedora e justa, para todos os seus filhas e filhos. Como cantamos no hino nacional, ‘dos filhos deste solo, és mãe gentil’”.
A presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Irene Cardoso, ao tratar da construção da política de produção agroecológica, realçou a importância da organização das mulheres para essa conquista. “Devemos muito a mobilização da Marcha das Margaridas, no processo de construção das políticas e programas que incentivam a produção orgânica. Como sempre dizemos: sem feminismo não existe agroecologia”.
Ouvindo movimentos
Patrus também recebeu, durante sua participação no congresso, demandas de variados movimentos sociais. Entre os pedidos, está a participação de representantes dos povos indígenas na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), a preservação ambiental, a reforma agrária e a ampliação dos recursos para o desenvolvimento da agroecologia e da agricultura familiar, além de maior facilidade para acessar estes recursos.
Outra demanda é o fortalecimento das ações de promoção da paz no campo. 
Sobre o congresso 
O Congresso Brasileiro de Agroecologia é um espaço de diálogo entre a academia - o conhecimento científico - e as práticas dos agricultores familiares e os saberes comunitários.
O evento abordou temas, como: sustentabilidade ambiental, agroecologia e política públicas, educação e bem viver, uso dos solos, valorização das sementes tradicionais e crioulas, soberania e segurança alimentar, uso abusivo de agrotóxicos e sementes transgênicas, mudanças climáticas e o papel da produção de alimentos saudáveis. 
A edição deste ano, realizada de 28 de setembro e 1º de outubro, é a primeira a ocorrer na região Amazônica. 


Mateus Zimmermann
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agroecologia-construindo-o-bem-viver#sthash.kegUlIae.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário