sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Encontro da indústria com o campo


 

 0  0 
 
 
sexta-feira, 2 Outubro, 2015 - 13:30
Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Lucas Ramalho participa de seminário da Abimaq em SP
Cidade de São Paulo, maior metrópole do país. Para um público de mais de 150 executivos da indústria de máquinas e implementos agrícolas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou dados que provam que dá certo apostar na agricultura familiar.  O Mais Alimentos, programa de incentivo para a produção e compra de máquinas apropriadas a pequenas propriedades rurais, financiou cerca de 30% dos 64 mil tratores produzidos no país em 2014.  
São 647 indústrias cadastradas que produzem mais de nove mil produtos, comercializados a preços menores do que no mercado convencional. Os números foram postos pelo diretor do programa, Lucas Ramalho, na palestra ‘Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil’, durante o 15 ª Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), realizado na sede da Associação.
Mesmo em um cenário econômico restritivo, o representante do MDA ressaltou que, em 2015, o crédito para a agricultura familiar aumentou 20% (chegou a R$ 28,9 bilhões) e as taxas continuam abaixo da inflação. “O Brasil sabe que esse clima de incerteza não é bom. O desafio que está colocado é de fazer uma grande aliança pelo Brasil, para voltar à normalidade política e econômica”, afirmou. E reforçou que a tendência é que o governo continue investindo no setor. “É uma área estratégica que diz respeito ao desenvolvimento nacional”, complementou.
Lucas lembrou outra iniciativa recente do governo federal que movimentou o setor: a compra de mais de 18 mil máquinas, todas produzidas pelas fábricas nacionais, doadas a prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes. Elas são destinadas à construção e recuperação das estradas vicinais, facilitando o deslocamento no meio rural.
Esse incentivo à industria interna contribuiu para tornar o Brasil referência em tecnologia adequada à agricultura familiar. Um exemplo é o Programa Mais Alimentos Internacional, que exporta máquinas e implementos de ponta em condições especiais para produção de alimentos em outros países. “Ter erradicado a fome no Brasil, nos torna mais habilitado para contribuir para a redução da fome em outros”, acrescentou Lucas.
A fala do presidente da Abimaq, Carlos Pastorizza, também foi positiva em relação ao setor de máquinas e implementos agrícolas. “Apesar das dificuldades que o Brasil tem enfrentado, vocês são um ponto fora da curva”, avaliou.

>> Confira aqui a apresentação completa do diretor do Mais Alimentos do MDA, Lucas Ramalho.

Mariana Sacramento
Ascom MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/encontro-da-ind%C3%BAstria-com-o-campo#sthash.KMiaFFgl.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário