sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Troca de cartas promove intercâmbio entre crianças assentadas



Publicado dia 09/10/2015
Na semana em que o Dia das Crianças é comemorado, estudantes de duas áreas da reforma agrária no Rio Grande do Sul realizaram um sonho: conheceram uns aos outros após meses trocando cartas. O encontro está inserido em uma proposta de intercâmbio pedagógico e ocorreu na terça-feira (6), no assentamento Viamão, localizado no município de mesmo nome.
As crianças estudam no quinto ano de Ensino Fundamental das escolas municipais Maria Manoela da Cunha Teixeira e Nossa Senhora de Fátima. A primeira está situada no assentamento Guajuviras, em São Gabriel, e a segunda fica a exatos 402 quilômetros de distância, no projeto de assentamento Viamão, também conhecido como Filhos de Sepé. Em março deste ano, as duas turmas, formadas respectivamente por 8 e 34 alunos, iniciaram um projeto de comunicação via correio, coordenadas pelas professoras.
Esta semana, os gabrielenses, acompanhados pelos pais e pela regente Larissa Gräff, foram pessoalmente entregar suas cartas e buscar as respostas. “Eu queria encontrar a Jaqueline (Moro – 12) porque ela escreveu que estava ansiosa para me conhecer”, afirma, sorridente, Tauane de Souza (9), uma das visitantes.
Os anfitriões aguardavam igualmente inquietos. “Eu queria ver como eles eram”, revela Josiele dos Santos (11). A menina, conta ter adorado receber as duas primeiras correspondências de sua vida e retribuiu com seis mensagens cuidadosamente passadas a limpo. A dedicação foi reconhecida. “Gostei. Ela tem uma letra bem bonita”, elogiou Wilian Cavalheiro (11), destinatário de um dos textos.
Após as apresentações - acompanhadas por aplausos e risadas - os escolares almoçaram juntos e tiveram tempo para conversar e brincar. “É uma forma de criar novas amizades e conhecer uma realidade diferente, mas também de assentamento da reforma agrária”, observa a docente de Viamão, Maria Rita Rocha da Silva.
Intercâmbio
Além de estimular o interesse a respeito da Língua Portuguesa “para escrever tudo de forma correta”, a proposta abrange diversas áreas de conhecimento. “Aproveito para aprofundar os conteúdos a partir das correspondências, já que o currículo do quinto ano é sobre o Rio Grande do Sul,” revela a educadora de São Gabriel, Larissa Gräff. “Eles quiseram ver onde Viamão fica no mapa. Também fizeram uma pesquisa sobre história, formação e produção agrícola do assentamento que virou um texto de apresentação”, relata.
Com o intuito de ampliar os conhecimentos, durante a viagem, os visitantes ainda conheceram pontos turísticos, culturais e diferentes meios de transporte da região metropolitana. “É bonito aqui”, admirou-se Leonardo dos Santos (12) em sua primeira ida à capital do estado.
Os educandos também estiveram na Unidade de Conservação Estadual Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, composta por área junto ao assentamento Viamão cedida pelo Incra/RS em 2002 para fins de preservação da flora e fauna locais. O projeto de assentamento foi criado pelo Incra em 1998 abrigando 376 famílias. Já o Guajuviras existe desde 1996 e possui 46 lotes.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário