quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A gente sonhava com a chegada da água há muitos anos’, diz morador de Inhapi

Posted: 05 Nov 2015 07:12 AM PST
Canal - fotoCanal garante água não apenas para consumo humano e de animais, mas também para que as pessoas possam voltar a plantar, dizem moradores da região. Foto: Isac Nóbrega/PR
A entrega do trecho III do Canal do Sertão Alagoano pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (5), movimentou o município de Inhapi (AL). Vários moradores da região estão no local da cerimônia para acompanhar a conclusão do trecho, que vai beneficiar mais de 60 mil pessoas. “É uma coisa que a gente sonhava há muitos anos”, disse Sebastião Alexandre, que veio prestigiar o evento com a esposa e o filho.
IMG_9821Agricultor José Vieira de Barros. Foto: Marco Mari/Blog do Planalto
O agricultor José Vieira de Barros, 63, nasceu em Inhapi e conta sobre as dificuldades de plantar feijão e milho na sua terra. “Nunca enfrentei uma seca como nos últimos cinco anos. A estiagem tem sido terrível. Estamos comprando água para consumo das família e para os animais. Para plantar não tem jeito”.
Por conta disso, José Vieira acredita que a obra vai mudar o cenário da região. “O canal vai ser uma benção. Vou poder plantar meu feijão, milho, um pé de tomate, feijão de corda. E também capim para os animais. Agora tudo está melhorando”.
IMG_9822José Andreano e sua esposa. Foto: Marco Mari/ Blog do Planalto
Os agricultores José Andreano, 30, e sua esposa Cristiane também são naturais de Inhapi. Eles moram a apenas cinco quilômetros do canal, e agora se animam com a chegada da água. “Quando tem uma chuva a gente planta, mas o feijão não chega nem a florar, a espiga de milho fica seca antes de crescer. O jeito é comprar. Daqui pra frente vai melhorar, vamos ter plantação pelo menos para o consumo”, disse José Andreano.
Ele comemora também a economia que terá ao não precisar mais contratar o carro-pipa. “Cada carro é 120 reais, e é, ao mesmo, para o consumo humano e para as poucas criações que temos: gado e umas galinhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário