quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Agricultoras do Acre poderão emitir documentos de graça

0  0 
 
 
quarta-feira, 4 Novembro, 2015 - 14:30
Foto: Rômulo Serpa/ Ascom MDA
Entre os dias quatro e oito de novembro, cerca de 700 agricultores familiares, extrativistas e indígenas dos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, no Acre, poderão emitir sem custo documentos civis e trabalhistas. Os mutirões, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, passam por Sena Madureira nos dias 04 e 05 e por Manoel Urbano dias 07 e 08 deste mês.
A diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Célia Watanabe, explica que o mutirão traz benefícios às mulheres que vão além da emissão dos documentos. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos é o primeiro passo para inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas, como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma. 
Durante os mutirões, serão emitidos: carteiras de identidade e de trabalho e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em Manoel Urbano, ainda será possível tirar a certidão de nascimento e o título de eleitor, bem como fazer a inscrição no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único, além de receber informações do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e tirar fotografia e cópia de documentos.
As ações vão atender em Sena Madureira toda a comunidade de agricultores familiares e extrativistas. O atendimento será na Escola Walfredo Guedes Monteiro, de 8h às 16h. Já em Manoel Urbano serão beneficiados, além da comunidade de agricultores familiares, os assentados da reforma agrária dos Projetos de Assentamento Liberdade e Nazaré e os povos Indígenas das etnias Kulina, Kaxinawa e Madja. Os mutirões serão na Escola Nazira Anute de Lima, também de 8h às 16h.
A ação no estado
De 2004 a 2015, o programa já realizou 147 mutirões no estado do Acre e passou por 1.213 municípios. Mais de 47,4 mil mulheres foram atendidas, totalizando a emissão de aproximadamente 131,3 mil documentos.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultoras-do-acre-poder%C3%A3o-emitir-documentos-de-gra%C3%A7a#sthash.HjhIKt16.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário