quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Incra apresenta ações e recebe demandas no Cariri cearense

Publicado dia 05/11/2015

Apresentar ações da autarquia e ouvir demandas de assentados e quilombolas da região do Cariri cearense. Com esses objetivos, o Incra no Ceará (Incra/CE) fez parte, na manhã desta quinta-feira (5), do Encontro Regional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece) no município de Crato. Além de participar do evento, o superintendente da autarquia no estado, Roberto Gomes, visita, até esta sexta-feira (6), dois assentamentos e uma comunidade quilombola da região.
Gomes explicou a representantes de sindicatos rurais, assentamentos, comunidades quilombolas e prefeituras do Cariri, as ações da autarquia na obtenção de terras para reforma agrária e regularização de territórios quilombolas, oferta de créditos para produção e habitação, educação, assistência técnica e extensão rural (Ater). A realização de obras de infraestrutura hídrica e viária, além da instalação de agroindústrias nos assentamentos foram outros assuntos tratados pelo superintendente.
Ele também anunciou a realização de chamada pública para selecionar prestadoras de Ater aos assentamentos do Cariri. “Pretendemos abrir até o início de 2016 uma terceira chamada de Ater para atender às famílias, com início de atividades em campo até junho do próximo ano” disse.
Esta será a terceira chamada aberta pelo Incra/CE. Cerca de 19 mil famílias assentadas no estado recebem Ater atualmente. “Com essa terceira chamada vamos universalizar o serviço em todos os assentamentos cearenses”, afirmou o superintendente.
A expectativa pela primeira regularização de território quilombola no Ceará, nas terras da comunidade de Sítio Arruda, no município de Araripe, também foi abordada no encontro. A autarquia aguarda autorização judicial para posse de duas áreas do território para entregar o título de propriedade coletivo às famílias remanescentes de quilombos. A comunidade receberá a visita do superintendente na manhã desta sexta-feira (6).
Produção nos assentamentos
Os participantes do encontro receberam informações sobre projetos desenvolvidos pelo Incra e recursos disponíveis para incentivar iniciativas produtivas em áreas de reforma agrária. Projetos para turismo rural e beneficiamento de mel e criação de galinha caipira, estão previstos para assentamentos de Canindé, Monsenhor Tabosa e Sobral, município onde a iniciativa produtiva será realizada em parceira com Incra. “O município pode contribuir com projetos produtivos nos assentamentos”, ressalta Gomes, convocando prefeituras da região para dialogar sobre iniciativas semelhantes.
Sobre obras de infraestrutura, Gomes ressaltou que a autarquia recebe projetos e disponibiliza recursos para construção e recuperação de açudes e estradas. Mas os projetos precisam ter qualidade. “Nós mantemos diálogo com as prefeituras para fazer obras, mas os assentados e os sindicatos rurais também podem contribuir para sensibilizar os gestores municipais sobre as necessidades das comunidades", disse Gomes.
Agenda
A agenda do superintendente Roberto Gomes na região do Cariri contemplou uma visita ao assentamento Serra Verde, em Caririaçu, na tarde desta quinta-feira (5). Na manhã de sexta (06) será a vez da comunidade quilombola de Sítio Arruda, em Araripe, receber o superintendente, que conclui a agenda, à tarde, com uma visita ao assentamento São João, em Antonina do Norte.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário