segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Incra participa de comemoração de 20 anos de criação de cinco assentamentos no município cearense de Miraima



Publicado dia 12/11/2015
 
A Superintendência Regional do Incra no Ceará participou de comemoração pelos 20 anos de fundação dos projetos de assentamento Cacimbas, Poço da Onça, Boa Vista, Aragão e Pedra Branca, localizados no município de Miraima (CE). Representou a autarquia o chefe da Divisão de Desenvolvimento, Marcos Cândido.
 
O evento aconteceu dia 7 de novembro, no assentamento Pedra Branca, com a participação de movimentos sociais, autoridades locais, parlamentares e aproximadamente 500 assentados. As comemorações tiveram início às 8h, quando foi servido café da manhã. Em seguida, veio a abertura formal do evento, fala dos representantes dos cinco assentamentos aniversariantes, análise de conjuntura e espaço para debates.
 
Na ocasião, foi lançado documentário sobre a criação e o desenvolvimento dos assentamentos comemorativo aos 20 anos de fundação. No documentário, é possível conferir uma retrospectiva dessas duas décadas dos assentamentos, em que os moradores relatam conquistas obtidas e desafios a serem vencidos. 
 
Segundo o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/CE, Marcos Cândido, todos os assentamentos contam com estrutura hídrica capaz de atender às necessidades básicas dos assentados. Habitações feitas de alvenaria e piso em cerâmica, água encanada e energia elétrica . “Os moradores da zona rural ressaltaram a importância da criação desses projetos de assentamentos para a região na diminuição do êxodo rural. Segundo eles, a criação dos assentamentos representa um marco para Miraima”, enfatiza Cândido. 
 
O assentado José Carlito Teixeira conta que quando chegaram no local, não existia infraestrutura e nem casa. “Em 1997 foi que começou a construção das casas. De lá pra cá, mudou pra muito melhor. Não está melhor ainda por causa dos invernos [chuvas] que estão muito ruins nos últimos anos. Hoje temos três açudes - antes era só um açude pequeno. A comunidade se juntou e reformou esse açude e hoje ele armazena água suficiente para aguentar um ano de seca”, relembra. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário