quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Um avô, o Líbano, os carneiros


Romance de Marcelo Maluf se inspira no avô libanês, que se mudou para o Brasil depois que seus irmãos foram mortos pelo Império Turco Otomano. Obra mescla ficção e realidade.


Reprodução
Livro foi lançado no mês de setembro
São Paulo – Era ano 2000 quando o brasileiro Marcelo Maluf ficou sabendo sobre a história do seu avô libanês. Assad Simão Maluf se mudou do Líbano para o Brasil na década de 1920 depois que seus dois irmãos foram assassinados pelo Império Turco Otomano. Marcelo, 41 anos, escritor, até então não sabia da tragédia familiar e a transformou em inspiração para escrever um novo livro, “A Imensidão Íntima dos Carneiros”, romance que foi lançado em setembro pela editora Reformatório. 
O avô foi mandado pelo pai para o Brasil após a morte dos dois filhos para que não lhe ocorresse o mesmo. E nunca contou essa história para o pai de Marcelo, apenas para outro filho, o tio de Marcelo, que fez a revelação apenas depois que o irmão morreu. No livro lançado há dois meses a realidade é mesclada com ficção, esta última inspirada na tradição árabe de contar histórias como em As Mil e Uma Noites.

No romance o próprio Marcelo vai, como uma presença invisível, até a casa do avô, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, em 1966, um ano antes da sua morte. O livro conta que neste ano Assad senta para escrever as memórias da sua infância e Marcelo fica atrás dele, olhando o que escreve. A referência aos carneiros foi feita no título por causa da imolação destes animais no cristianismo. A família de Marcelo Maluf é cristã. E segundo o escritor, há ainda o fato de que a palavra Maluf significa, em árabe, “o engordado”, e é usada para se dirigir aos que engordam carneiros.

Marcelo relata que o avô contou sobre a sua história familiar a um dos filhos porque os dois estavam juntos viajando para vender tecidos quando alguém amaldiçoou o Brasil perto deles. “Meu avô falou: você não sabe o que é uma terra amaldiçoada”, conta o escritor, relatando ainda que neste momento o avô também chorou. Em função disso, teve que contar o trágico episódio para o filho. Essa história, que o avô não queria que fosse relatada à família, faz parte do livro de Marcelo. "É uma discussão sobre o medo", diz o autor sobre seu livro, citando o sentimento que permeia a família em relação à guerra, ao fracasso, etc. 
Divulgação
Marcelo Maluf: autor de sete livros
 “A Imensidão Íntima dos Carneiros” é o primeiro romance do descendente de libaneses. Além deste título, ele tem publicados cinco livros infantis e o livro de contos “Esquece Tudo Agora”. Nascido em Santa Bárbara D’Oeste, interior paulista, e formado em Arte-educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marcelo tem também mestrado em História da Arte pela Unesp.

Além do avô paterno, libanês, a avó paterna de Marcelo também tinha origem árabe, síria. Ela chegou no Brasil quando tinha cerca de 15 anos e conheceu o avô de Marcelo em Santa Bárbara D’Oeste, onde se casaram e viveram. Mas em função das lembranças e da mágoa do avô, a língua árabe não foi transmitida aos descendentes. Tanto que Marcelo não chegou a aprendê-la e das tradições árabes herdou apenas o gosto pela comida. “A cultura árabe que tenho em mim é o sabor”, afirma.

Marcelo nunca viajou ao Líbano, mas manifesta vontade de conhecer o país. Outra das suas vontades é publicar o seu livro em árabe. “Desejo que possa chegar pelo menos no Líbano”, afirma ele. A obra pode ser adquirida nas principais livrarias do País. O primeiro lançamento ocorreu no dia 12 de setembro na capital paulista e um segundo será feito em 28 de novembro na cidade de Santa Bárbara D'Oeste. 
Leia abaixo um trecho do livro:
http://bit.ly/1Mq6tN5

Ficha técnica:
Título: A Imensidão Íntima dos Carneiros
Autor: Marcelo Maluf
Editora: Reformatório
Páginas: 156
ISBN: 9788566887181
Preço: R$ 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário