sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ano Novo com planos de expansão

Nada de pular onda, comer lentilha na ceia ou apostar em uma cor específica para que o ano seja próspero. Para o agricultor familiar Vilmar de Almeida, o segredo do sucesso de seu sítio Araúna, em Planaltina (DF), é confiar em Deus e trabalhar com dedicação. “Isso sim dá resultado”, sugere. Em 2015, o produtor de legumes e hortaliças orgânicas conseguiu superar as vendas de 2014 e já tem planos de expansão para o próximo ano. “Nossa propriedade de dois hectares está ficando pequena para a produção. Queremos comprar um sítio maior”, revela.
Vilmar também destaca a importância da ampliação de políticas públicas voltadas para os agricultores familiares nos últimos anos. “A assistência técnica também nos ajudou muito. Além das visitas frequentes dos técnicos agrônomos, a gente está sempre fazendo curso, se qualificando na Emater. Também tem o Pronaf que viabilizou a compra de um pequeno trator, o que é muito importante pra um empreendimento com mão de obra familiar”.
Com qualificação, equipamentos adequados e a receita “fé, trabalho e dedicação”, Vilmar passou a produzir apenas orgânicos, que além de mais saudáveis têm um mercado em expansão. “Eles têm uma aceitação muito boa nos mercados que comercializamos. E, apesar das hortaliças produzidas agroecologicamente precisarem de mais atenção - do cultivo à colheita, também economizamos com insumos que representam uma despesa muito alta”, explica.
Os itens produzidos no sítio de Vilmar abastecem restaurantes, mercados e sacolões. Ele, sua mulher e os dois filhos também montam cestas que são enviadas semanalmente para clientes fiéis. O desejo de comprar uma propriedade maior é para atender novos clientes. “Aqui, já trabalhamos com a capacidade máxima. Estamos com expectativas muito boas para 2016, porque sabemos que se a gente tem disposição e sabe aproveitar as oportunidades, chegamos lá”, finaliza.

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ano-novo-com-planos-de-expans%C3%A3o#sthash.PVy1Q4q6.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário