terça-feira, 14 de julho de 2015

Agricultoras recebem capacitação para trabalho com artesanato no Alto Sertão Sergipano



Publicado dia 14/07/2015
 
O balcão repleto de toalhas, guardanapos, jogos americanos e lençóis reflete os primeiros resultados de um trabalho que enche de esperanças um grupo de dez agricultoras assentadas pelo Incra no Alto Sertão Sergipano.
 
Moradoras do assentamento Queimada Grande, em Poço Redondo (distante cerca de 170 Km da capital Aracaju), as trabalhadoras concluíram no início do mês um longo processo de treinamento, que ofereceu ao grupo uma nova alternativa para a geração de renda. “A partir do interesse das agricultoras, nós articulamos e organizamos todo esse processo de capacitação, para que elas pudessem ter no artesanato uma alternativa para fortalecer a renda familiar”, explicou Lian Costa Amorim, engenheiro agrônomo da equipe do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) da Superintendência Regional do Incra em Sergipe.
 
O processo de capacitação, iniciado em fevereiro deste ano, recebeu o apoio da Fundação Mundukide - organização com sede no País Basco (que compreende áreas entre Espanha e França) -, que doou todo o material utilizado pelas agricultoras.
 
O treinamento, ministrado por representantes da Cooperativa de Bordadeiras de Sítios Novos, reconhecida em todo o estado de Sergipe pela qualidade dos seus produtos, ofereceu ao grupo um conjunto de técnicas (como: vagonite, rendendê e ponto de cruz), que possibilita a criação de uma grande variedade de peças. “A ideia é que, com o conhecimento das técnicas, aos poucos, elas possam ir elaborando com criatividade seu próprio catálogo de peças. As possibilidades são muitas e elas estão preparadas para explorá-las com organização”, afirmou Amorim.
 
Comercialização 
Para alavancar o trabalho e estimular a produção das peças, o grupo, reunido por meio da Associação Menino Jesus do Assentamento Queimada Grande, já começa a encontrar os primeiros espaços para comercialização.
 
Convidadas a exporem seus produtos em Aracaju, no evento que marcou a comemoração pelo 45º aniversário do Incra, no último dia 9 de julho, as agricultoras tiveram sua primeira experiência com o público. “Foi uma excelente oportunidade para apresentar as peças desenvolvidas por elas e iniciar essa outra parte do trabalho, que é o atendimento, a interação com o consumidor”, afirmou Amorim.
 
Com o apoio da equipe de ATES que atua no assentamento, a associação fechou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Poço Redondo, que irá assegurar a partir deste mês um espaço no município para a venda de todo o artesanato produzido pelo grupo.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
ascom@aju.incra.gov.br 
www.facebook.com/incrasergipe
http://www.incra.gov.br/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário