terça-feira, 21 de julho de 2015

Assentados de Sidrolândia/MS passam a atender grandes redes de supermercados de Campo Grande



Publicado dia 20/07/2015
 
Um grupo de 80 produtores dos assentamentos Eldorado Parte e Eldorado II, localizados no município de Sidrolândia (MS), está se destacando na região pelo volume da produção e da comercialização em Mato Grosso do Sul. Os produtos, que têm boa aceitação são disputados pelos mercados da capital Campo Grande e do próprio município de Sidrolândia. “São, por exemplo, alfaces verdinhas, viçosas, macias e suculentas, melhores do que as que chegam de outros estados”, garante  Dilson Wanderlind Lopes, uma das lideranças do grupo.
 
O destaque maior é o fato de os assentados já estarem atendendo a grandes redes de supermercados, como: o Atacadão e o Fort Atacadista. Até o Walmart já se interessou em adquirir produtos dos assentados de Sidrolândia.
 
Organizados por espécies de produção, os assentados estão conseguindo oferecer produtos em quantidade, variedade e qualidade, bem como regularidade na entrega - principal requisito exigido pelos grandes supermercados.
 
Apenas de alface, o grupo do Eldorado II, vende quatro mil pés (200 caixas) por dia. Somam-se a essa foliácea, mais 30 caixas de maxixe, 40 de pimentão, oito de chicória, 60 de pepino, seis de jiló, 25 de abobrinha, oito de quiabo, além de 1.500 maços de couve, 250 de rúcula, 500 de cebolinha e 200 de coentro. Valmir Roque da Silva, que lidera o grupo, afirma que ninguém tira menos de R$ 2.500 por mês.
 
O assentado e seus parceiros estão preocupados no momento em aumentar a frota de veículos para atender o transporte da demanda que só tende a aumentar. “Precisamos de mais dois ou três caminhões e vamos procurar ajuda do Governo do Estado, financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Pronaf. Vamos fazer de tudo para darmos conta do recado”, garante Valmir.
 
O técnico da Associação Crescer - empresa de Assistência Ambiental, Social e Rural, que presta serviços ao Incra/MS -, Hélio Nantes Baez, afirma que o sucesso do grupo pode ser atribuído à adesão às orientações da assistência técnica e aos recursos do Pronaf. “O pessoal do Valmir está indo muito bem, mas outros grupos assistidos pela Crescer estão no mesmo caminho. O objetivo maior dos assentados do Eldorado é produzir o bastante para poder abastecer não só os supermercados, mas os boxes do Ceasa Campo Grande”, afirma o técnico.
 
Para o superintendente substituto do Incra/MS, Sidney Ferreira de Almeida, o exemplo de Sidrolândia é altamente positivo e deve servir de motivação aos assentados de outros municípios. Sidney vê na produção da reforma agrária do entorno da capital (Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Nova Alvorada do Sul) a possibilidade de reduzir a dependência do Estado na importação de frutas, verduras e legumes que vêm, na sua maioria do estado de São Paulo. “O Incra em Mato Grosso do Sul está massificando o acesso à assistência técnica e viabilizando ao máximo a liberação de DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf), documento que garante ao assentado um recurso maior para  aumentar sua produção”, informa Sidney.
 
Segundo dados apurados pelos técnicos do Governo do Estado, o Mato Grosso do Sul importa 85% de hortaliças, frutas e legumes, principalmente dos estados de São Paulo e Paraná.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MS
(67) 3320-3811
http://www.incra.gov.br/ms

Nenhum comentário:

Postar um comentário