terça-feira, 21 de julho de 2015

Máquinas de costura beneficiarão associações de municípios no Médio São Francisco baiano


Máquinas de costura beneficiarão associações  de municípios no Médio São Francisco baiano


Associações comunitárias do Médio São Francisco baiano serão beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com 136 máquinas de costura industrial. O investimento de cerca de R$ 160 mil é oriundo do Orçamento Geral da União e destinado à Codevasf por meio de emenda parlamentar.
Os equipamentos auxiliarão 34 associações dos municípios de Souto Soares, João Dourado, Lapão, Irecê, Ibipeba, Itaguaçu da Bahia, Ibititá, Canarana, Uibaí, Ibitiara, Xique-Xique e Mulungu do Morro. Os municípios integram a área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.
“Essa ação é interessante para nós porque, aqui na comunidade, já temos pessoas que trabalham com costura, porém não tínhamos os equipamentos. Será uma atividade nova para a nossa associação justamente por causa do acesso a esses equipamentos modernos. E a gente espera que venha a gerar renda, que faça com que a comunidade comece a se desenvolver. O que acaba ajudando na agricultura familiar”, diz Everaldo Pereira, presidente da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombolas de Cajueiro e Dois Irmãos, do município de Itaguaçu da Bahia, uma das associações beneficiadas.
“O setor têxtil é significativo para a nossa região e recebe vendedoras da capital e de outros estados para adquirir produtos para revenda, mas ainda não tem infraestrutura para produzir mais. Com as máquinas industriais, disponíveis para as comunidades, a tendência agora é produzir uma identidade dos produtos”, afirma Luiz Alberto Barbosa, chefe do Escritório da Codevasf em Irecê.
Para garantir a correta utilização dos equipamentos, o escritório de Irecê realizou um dia de treinamento com os beneficiários. “Os presentes assistiram a aulas teóricas e posteriormente costuraram seus primeiros passos para uma vida mais digna, com a possibilidade do próprio negócio e da própria renda. O território de Irecê tem se destacado cada vez mais no setor. E tem mão de obra disponível e aberta a novos aprendizados e horizontes. Assim, as máquinas se tornam ferramenta essencial para atender ao mercado de confecção tão promissor na nossa região”, complementa Luiz Alberto Barbosa. 
Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário