terça-feira, 21 de julho de 2015

Associação de mulheres fomenta renda no Médio São Francisco

Publicado dia 21/07/2015
A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Mandacaru (AAFAM) alcançou mais uma importante aquisição na trajetória marcada por historias de superação e sucesso. Uma parceria com a prefeitura da cidade pernambucana de Petrolina permitiu a entidade a acessar o programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para implantação de cinco mil metros quadrados de uva orgânica, inserindo a comunidade no enoturismo.
O objetivo da parceria é proporcionar ao pequeno agricultor acesso a informações antes restritas aos grandes empreendedores da região, donos de seis vinícolas mundialmente conhecidas. Na visão de Ozaneide Gomes, vice-presidente da AAFAM, as uvas do Mandacarú serão um diferencial no cenário turístico local, por apresentar um manuseio voltado à realidade da agricultura familiar e na vida dos trabalhadores rurais assentados. “A implantação da uva orgânica vai trazer uma melhor qualidade de vida para as famílias dos assentados do Mandacaru, pois, além de implantar o programa, a prefeitura vai nos ensinar a manusear a uva” finaliza.
Para Newton Matsumoto, secretário de Ciência e Tecnologia, a Secretaria tem cumprindo seu papel, criando meios de acesso a informações e buscando parceiros para implantação de projetos em benefício dos pequenos agricultores. “Um exemplo palpável é a implantação do segundo projeto de uva, desta vez para os agricultores familiares da AAFAN, que envolve o enoturismo. Conseguimos implantar um projeto que associa e viabiliza a econômica e o turismo, por meio da uva rústica”. acrescenta.

Associação

Com o objetivo de potencializar e estimular alternativas econômicas integradas às atividades rurais produtivas, que contribuem para construção de um modelo de inclusão social com desenvolvimento sustentável, a Associação passou a beneficiar - através de doces, polpas, geleias e cocadas - as frutas produzidas no assentamento. “No inicio usávamos apenas as frutas excedentes, aquelas que os produtores não conseguiam vender, mas com o aumento da produção e a nossa entrada no Programa de Aquisição de Alimento (PAA) passamos a absorver não só toda a produção aqui da comunidade como também dos pequenos produtores circunvizinhos” informa a vice-presidente da AAFAM.
Ozaneide acrescenta ainda que, embora já exista uma produção, é necessário implementá-la visando atender o mercado local. Para isso a associação apresentou um projeto ao Incra para acessar os investimentos do Programa Terra Sol. A intenção é implantar uma agroindústria que atenda a demanda produtiva do assentamento. “Como também iremos beneficiar a uva em vinho, suco e geleia precisamos de um espaço melhor que nos atenda”, defende.
Terra Sol
O Programa Terra Sol é um instrumento do Governo Federal para fomentar a agroindustrialização nas áreas de reforma agrária beneficiando e agregando valor a produção. 
Segundo o engenheiros agrônomos do Incra que acompanha o programa no Médio São Francisco, Luiz Ronaldo Nali, um plano de negocio está sendo elaborado para atender a necessidade do Mandacaru, algo que preveja desde a produção até a comercialização, com posterior treinamento dos técnicos de assistência técnica presente em todos os assentamentos do Médio São Francisco. “Estamos analisando toda a demanda que nos foi apresentada pela associação e elaborando um plano de negocio, inclusive por meio de diálogos com outras instituições, que será nosso projeto piloto. A partir de sua execução treinaremos os profissionais da assistência técnica para que outros assentamentos, através do Terra Sol, possam beneficiar sua produção”.
Para o superintendente da Autarquia, Vitor Hugo da Paixão Melo, o Terra Sol tem incentivado a agroindustria, projetos ambientais e o artesanato nos assentamentos da reforma agrária. “São feitas ações de mobilização e organização dos trabalhadores rurais e de articulação com as entidades parceiras para atender as demandas. Por meio de capacitação, o Instituto estimula uma produção com qualidade e adequada à legislação ambiental e sanitária”, afirma. 
Comercialização
Para garantir a diversificação de cultura, produção de alimentos saudáveis e aumentar a geração de renda, o Incra tem incentivado a comercialização dos produtos dos assentamentos por meio de feiras livres de orgânicos. Como há um espaço coletivo para a produção de hortaliças orgânicas o nome Mandacaru já está associado a alimentos saudáveis e de qualidade, além das feiras orgânicas também estão participando de concorrências para o fornecimento de refeições, como aconteceu com o programa estadual Chapéu de Palha que recebe 650 refeições completas e 650 lanches, por semana.
Histórico 
O assentamento foi criado em abril de 1999 em uma área de 481 hectares e capacidade de beneficiamento de 70 famílias de trabalhadores rurais sem terra, após a implantação da associação, em 2003, algumas mulheres iniciaram a produção de artesanato. Mesmo com o início do projeto de irrigação iniciado em 2002, apenas a partir de 2009 foram iniciado os trabalhos junto aos programas governamentais, como Chapéu de Palha, Programa de Aquisição de Alimento e o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae), que acessaram até abril deste ano.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário