quarta-feira, 22 de julho de 2015

Codevasf entrega equipamentos a associação de apicultores de Poço Redondo (SE)

Codevasf entrega equipamentos a associação de apicultores de Poço Redondo (SE)
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) executou mais uma ação de inclusão produtiva no ramo de apicultura no Alto Sertão de Sergipe. Neste mês, a Companhia entregou à Associação Comunitária do Assentamento José Acácio, em Poço Redondo, equipamentos para o beneficiamento de mel. Resultado de um investimento de R$ 5,67 mil, a ação integra o Plano Brasil Sem Miséria e beneficiará 12 apicultores da comunidade.
Foram fornecidos pela Codevasf uma centrífuga, uma mesa desoperculadora, uma balança eletrônica, dois garfos desoperculadores e dois baldes de inox. Com os equipamentos, a associação poderá realizar o beneficiamento do mel produzido por apicultores dos assentamentos José Acácio, Salete Strozak, Florestan Fernandes e Ronivaldo Farias, em Poço Redondo. Nesses assentamentos, 12 apicultores receberam da Codevasf kits familiares de apicultura com colmeias e materiais para a produção de mel.
O presidente da associação beneficiada, Robison Francisco da Silva, afirma que os equipamentos representam uma melhoria importante para a comunidade. “Estávamos só esperando esses equipamentos para começar a nossa produção. Essa ação é um grande avanço por aqui”, diz.
O chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Thompson Ribeiro, explica que a doação de equipamentos ocorre em um momento importante para a produção local. “Como as melgueiras estão cheias, os apicultores estão perto de realizar a colheita, então esses equipamentos já vão ser utilizados em breve. O apiário comunitário conta com 120 colmeias, todas elas doadas pela Codevasf”, afirma.
Além de fornecer equipamentos, a Codevasf realizou um dia de campo com parte dos apicultores locais, com o produtor Edelsio Martins dos Santos atuando como instrutor voluntário e tirando dúvidas sobre o processo produtivo. “Nós tínhamos esse sonho, mas não sabíamos que seria tão rápido. Agora é produzir e mostrar para todo mundo do que nós somos capazes”, diz o apicultor Everaldo Nazaré, que vive no assentamento José Acácio.
O objetivo dos dias de campo é proporcionar uma formação complementar e tirar dúvidas específicas sobre a produção apícola, uma vez que os produtores beneficiados com kits familiares pela Codevasf já foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) após a entrega dos kits.
O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, avalia que é importante a empresa apresentar cada vez mais ações de desenvolvimento econômico. “Os resultados na área de apicultura são muito positivos e já temos novos projetos em andamento para o fornecimento de novos equipamentos de produção nos municípios sergipanos. Dessa forma, vamos levar mais desenvolvimento ao nosso estado”, afirma o superintendente.
Até o momento a Codevasf forneceu 269 kits familiares de apicultura em Sergipe, contemplando produtores em situação de extrema pobreza. A Companhia investiu mais de R$ 1 milhão em recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) para adquirir colmeias, materiais de produção e equipamentos para beneficiamento de mel e pólen. A meta é alcançar a marca de 300 apicultores beneficiados com kits de produção familiar no estado.
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157655856884392

Nenhum comentário:

Postar um comentário