terça-feira, 14 de julho de 2015

Dias de campo capacitam apicultores do Alto Sertão de Sergipe


Dias de campo capacitam apicultores do Alto Sertão de Sergipe
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo atividades complementares de capacitação com apicultores beneficiados por ações de inclusão produtiva no Alto Sertão de Sergipe. No início do mês, a Codevasf realizou três dias de campo com 17 apicultores de Nossa Senhora da Glória, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a produção de mel. Nos próximos dias, produtores de Poço Redondo deverão participar dessa iniciativa.
O objetivo dos dias de campo é sanar dúvidas dos apicultores surgidas durante o ciclo de produção. A atividade funciona como formação complementar, uma vez que produtores que receberam kits familiares de apicultura da Codevasf foram inicialmente capacitados por meio de cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O apicultor Edelsio Martins dos Santos atua como instrutor voluntário nos dias de campo. Em Nossa Senhora da Glória, participaram da capacitação apicultores dos assentamentos José Ribamar, Paulo Freire e Zé Emídio. A meta é impulsionar a produção de famílias contempladas com os kits de inclusão produtiva entregues pela Codevasf.
O apicultor Wilson Dias Gonçalves, que atua há 10 anos no ramo, foi um dos participantes do dia de campo no assentamento Zé Emídio e disse ter ficado muito satisfeito com as orientações recebidas. “É importante demais. Foi muito bom, porque deixa a gente mais animado e pode melhorar a nossa produção”, declarou o apicultor, que recebeu da Codevasf um kit familiar de apicultura há pouco mais de um ano.
O chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial em Sergipe, Thompson Ribeiro, explicou que o dia de campo promove uma interação positiva entre produtores com diferentes níveis de conhecimento sobre a atividade. “É nessa época que está começando a floração e a captura de enxames no Alto Sertão, então é interessante eles poderem tirar essas dúvidas com outros apicultores da mesma região, que têm vivências e linguagens semelhantes”, acrescentou.Abelhas e mel
Além de Poço Redondo, a Codevasf planeja realizar o dia de campo com apicultores dos municípios de Itabi e Porto da Folha. Outra ação realizada pela empresa é a intermediação de novos cursos de capacitação para os apicultores sergipanos, que deverão ser ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Codevasf tem feito levantamentos para identificar apicultores que possuem necessidade de capacitação.
Até o momento, a Codevasf já forneceu 269 kits de apicultura em Sergipe como parte das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria. A meta da Codevasf é chegar a 300 kits de apicultura distribuídos no estado. O investimento para adquirir materiais de produção e equipamentos para beneficiamento de mel e pólen no estado é superior a R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário