terça-feira, 14 de julho de 2015

Equipamentos agrícolas beneficiam agricultores familiares no norte de Minas

Equipamentos agrícolas beneficiam agricultores familiares no norte de Minas
Nos primeiros seis meses deste ano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu mais de R$ 9,5 milhões na agricultura familiar do vale do São Francisco em Minas Gerais. No período, aproximadamente 13 mil famílias residentes em 127 pequenas comunidades rurais de 58 municípios foram beneficiadas, por meio de associações, com máquinas e equipamentos agrícolas para uso na lavoura – desde o preparo da terra até a colheita e o transporte para o mercado consumidor.
Essa ação da Codevasf, que conta com recursos provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento da União do ano de 2014, vai otimizar o setor produtivo agrícola no norte do Estado. Além dos kits de equipamentos  compostos por tratores, carretas, grades aradora, roçadeiras, distribuidores de calcário, ensiladeiras, plantadeiras, colheitadeiras e caminhões, foram fornecidos tubos de PVC e caixas d'água para abastecimento doméstico e irrigação de pequenas hortas comunitárias.
Também foram providos equipamentos e materiais a associações comunitárias rurais que fazem parte do programa de estruturação de arranjos produtivos locais (APL) desenvolvido pela Codevasf nos segmentos de apicultura, piscicultura e corte e costura.
“Estamos realizando um antigo sonho da nossa comunidade. Tenho certeza de que a partir de agora nossa vida vai mudar”, afirma o produtor rural Josias Cândido da Silva, presidente da Associação Comunitária de Tapera, do município de Pintópolis, situado no norte de Minas. A comunidade, composta por cerca de 300 pessoas, tem a economia voltada basicamente para a agricultura familiar, com produção da farinha de mandioca, feijão, milho e cana.
O engenheiro agrônomo Paulo Roberto Carvalho, responsável pelo desenvolvimento das ações agrícolas da Codevasf em Minas, acredita que com o acesso a novas tecnologias de produção haverá otimização de tempo e redução de custos para os pequenos produtores no preparo do solo. “Em bem pouco tempo o Vale do São Francisco em Minas terá uma agricultura familiar ainda mais forte e com maior capacidade de se preparar para as longas estiagens. Os produtores poderão preparar de maneira mais rápida e eficiente o solo para receber o plantio a tempo de aproveitar o curto período das chuvas”, diz.
“Essa ação da Companhia proporcionará melhores condições de trabalho e vida a mais de 70 mil pessoas que vivem na área rural, com aumento da área cultivada pela agricultura familiar e, consequentemente, aumento da renda”, acrescenta o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157655718895495
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário