terça-feira, 21 de julho de 2015

Documentação gratuita chega a 1,8 mil famílias de PE


 0  0 
 
 
terça-feira, 21 Julho, 2015 - 17:30
Foto: Ascom/MDA
Para frequentar a escola, gozar da aposentadoria, ter acesso aos programas e benefícios sociais ou até mesmo para marcar uma consulta médica, é fundamental estar com a documentação em dia. Até 29 de julho, o Ministério do Desenvolvimento Agrário realiza mutirões da trabalhadora rural, em três municípios pernambucanos - Afrânio, Dormentes e Parnamirim, para emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. A expectativa é que mais de 1,8 mil famílias recebam atendimento durante os dez dias de mutirão no estado.
Com a iniciativa, as trabalhadoras rurais poderão obter primeiras e segundas vias de RG, CPF, carteira de trabalho e cartão do SUS, além de tirar dúvidas sobre a aposentadoria.
O evento também levará até as pernambucanas a Sala da Cidadania - uma central para facilitar o acesso dos beneficiários da reforma agrária e dos proprietários rurais aos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, a iniciativa cria condições às mulheres do campo de melhorar de vida e resgatar a autoestima. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma. 
A ação é dirigida especialmente às mulheres, mas homens também podem participar. Os atendimentos ocorrem, diariamente, das 8h às 17h.

Mais de 70 mil beneficiados em PE
Em dez anos, o MDA realizou 327 mutirões em Pernambuco, atendendo diversas comunidades e levando documentação pessoal para trabalhadoras de 136 municípios do estado. No total, mais de 70 mil mulheres foram beneficiadas.  No estado, o número de documentos emitidos também merece destaque e chega à marca de 158, 5 mil.

Serviço
Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

Município: Afrânio
Data:  De 20 a 25 de julho (segunda a sábado)
Local do atendimento: Memorial Teodomiro Cavalcante

Município: Dormentes
Data: 26 e 27 de junho (domingo e segunda-feira)
Local do atendimento: Centro de Referência de Assistência Social –CRAS

Município: Parnamirim
Data:  28 e 29 de julho (terça e quarta-feira)
Local do atendimento: Escola Municipal Antônio Carvalho


Ranyelle Andrade
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/documenta%C3%A7%C3%A3o-gratuita-chega-18-mil-fam%C3%ADlias-de-pe#sthash.Zh4xIovo.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário