terça-feira, 21 de julho de 2015

Alunos do Curso de Agronomia do Pronera participam de Seminário no Maranhão



Publicado dia 21/07/2015
O Seminário debateu a História da Educação do Campo no Brasil, envolvendo a própria trajetória do Pronera - Foto: Sérgio Campos
 
Alunos do curso superior em Agronomia, oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), participaram do Primeiro Seminário de Educação no Campo, numa parceria entre a Superintendência Regional do Incra/MA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O evento aconteceu na manhã do dia 15 de julho, no auditório do IFMA, no campus Maracanã, na capital São Luís. 
 
Por meio de uma Mesa Redonda, o Seminário debateu a História da Educação do Campo no Brasil, envolvendo a própria trajetória do Pronera, que surgiu no país em 2008, depois de reivindicações dos movimentos sociais do campo.
 
O assegurador do Pronera no Incra/MA, Marcelino  Ramos Nascimento, proferiu palestra sobre o histórico do Pronera no estado, destacando os cursos que já foram oferecidos pelo Programa, como:  Pedagogia, implementado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Magistério em Saúde da Família, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o curso técnico em Agropecuária no IFMA .
 
A professora representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lenilde Alencar, falou sobre a luta dos trabalhadores pela Educação no Brasil e afirmou que o Pronera surgiu como a principal fonte de educação do campo no país. “Por meio dele já conseguimos formar jovens e adultos que estão melhorando a realidade de suas comunidades”, afirmou. O debate foi mediado pelo estudante de Agronomia, Ruan Francisco do Nascimento. 
 
Além dos alunos, participaram também do Seminário a diretora de Desenvolvimento Educacional substituta do IFMA, Jandira Pereira de Souza, e o representante da coordenação do MST, Jonas Borges. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 - ramal: 247
ascom@sls.incra.gov.br 
http://www.incra.gov.br/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário